Conforme noticia a Fenajufe, em seu site, durante passagem do repórter Vinicius Leal no jornal Edição das 18 da Globonews na última quarta-feira, 7, a legenda que ilustrou a matéria trouxe a informação de que o reajuste aprovado pelo Senado era para SERVIDORES do Judiciário.
Tão logo recebeu a informação, a Fenajufe entrou em contato com a redação da Globo em Brasília e no Rio de Janeiro, bem como pelos canais de atendimento ao Cidadão, disponibilizados pela Emissora, solicitando que a informação fosse imediatamente corrigida.
Além dos canais institucionais, a Federação contatou ainda a emissora pelas Redes Sociais e enviou mensagem ao Diretor de Jornalismo da Globonews, Carlos Jardim, para que a correção seja amplamente divulgada.
A Federação orienta que os sindicatos da base e servidores também pressionem o grupo pela correção da informação veiculada, que fere o conjunto dos Servidores do Poder Judiciário Federal e do MPU.
Sugestão de Mensagem:
Exijo seja corrigida o mais rápido possível, informação veiculada no jornal Edição das 18 desta quarta-feira, 7, quando da passagem do repórter Vinicius Leal, sobre a aprovação pelo Senado, de aumento de 16.38% para MINISTROS DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.
O aumento beneficia APENAS OS MINISTROS DO STF e não atinge os SERVIDORES do Poder Judiciário. Da mesma forma, o reajuste aprovado para o Procurador-Geral da República, recai APENAS sobre o próprio Procurador-Geral e para os Membros da pasta, NÃO ATINGINDO SERVIDORES, que continuam com salários congelados e defasados, com perdas acumuladas de mais de 41%. (Fonte: Fenajufe)
Canais:
– Atendimento ao Cidadão: 4002-2884
– Twitter: @GloboNews
– Facebook: https://www.facebook.com/GloboNews/
Erro intencional
Para o SITRAEMG, não houve erro efetivamente na substituição de “magistrados e membros do Ministério Público” por “servidores” na legenda da matéria da Globo News. Houve, sim, intenção de incluir os servidores nesse bolo de contemplados com o reajuste aprovado esta semana para difundir ainda mais, na população, a pecha de que servidor público é marajá, ganha muito e quer sempre mais privilégios.
Por ocasião da luta dos servidores do Judiciário Federal pela aprovação do projeto de reposição salarial e, posteriormente, a derrubada do veto, em 2015, no Congresso Nacional, membros da direção do Sindicato e vários filiados que lá estiveram e puderam ver o quão forte é a manipulação não só do grupo Globo, mas de toda a chamada grande imprensa brasileira, quando o assunto são os servidores e o serviço público.
Em uma das tantas idas de caravanas de Minas ao Congresso naquele ano, um dos jornalistas do Sindicato presentes e outros colegas de imprensa de entidades sindicais da base da Fenajufe tentaram, de todas as formas, explicar à então repórter Andrea Sadi, da Globo News, que ela estava divulgando dados completamente errados, e muito superiores, a respeito da reposição salarial reivindicada pelos servidores do PJU. A jornalista, que hoje integra a equipe de comentaristas da emissora, não demonstrou nenhuma boa vontade de corrigir as informações. Uma comprovação de que, na grande imprensa nacional, o objetivo é apenas “provar” as teses que sustentam em seus noticiários, sem qualquer compromisso com a verdade dos fatos.