Fenajufe e sindicatos buscam o aprimoramento da comunicação com a categoria para fortalecimento das lutas

Compartilhe

Foi realizado nesse final de semana (sábado e domingo, 09 e 10 de novembro), no Espaço Marché – Casa Park, em Brasília (DF), o Encontro Nacional de Comunicação da Fenajufe, que reuniu diretores e profissionais da Federação e sindicatos de servidores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (MPU) de diversos estados. Do SITRAEMG, estiveram presentes o coordenador geral Carlos Humberto Rodrigues e o jornalista Gil Carlos Dias, da Assessoria de Comunicação.

75279282_2523585767762041_7496889183517016064_o
O coordenador do SITRAEMG Carlos Humberto Rodrigues (centro) entre o coordenador da Fenajufe Isaac Lima e o jornalista do Sindicato Gil Carlos Dias

O encontro teve como objetivo buscar o aperfeiçoamento dos setores de comunicação das entidades com vistas a usar com mais eficiência os canais de comunicação de que dispõem para levar ao maior número possível de servidores do Judiciário Federal e MPU, e da população em geral, os informes e convocações da categoria para as lutas em defesa de seus direitos.

Na abertura do evento, Carlos Humberto Rodrigues destacou a importância dos coletivos da categoria, incluindo a comunicação, sobretudo neste momento em que se fazem mais do que necessários para o enfrentamento às políticas – sem precedentes – de retirada de direitos dos servidores públicos e de toda a classe trabalhadora. “Temos que unir forças, trabalhar em conjunto”, defendeu o coordenador geral do SITRAEMG. Já o jornalista Gil Carlos Dias, que já participou dos encontros nacionais de comunicação da Fenajufe em outras duas ocasiões – em Recife, em 2008; e em Brasília, em 2012 –, agradeceu à Federação e ao SITRAEMG por mais essa oportunidade, observando que especialmente neste momento o desafio das entidades representativas dos servidores se torna ainda maior em razão da determinação do atual governo em acabar de vez com o serviço público, contando, nessa tarefa, com o apoio incondicional não só do grande empresariado e maioria dos membros do Congresso Nacional, mas também de toda a chamada “grande imprensa”. Ainda na abertura, o coordenador de Comunicação da Fenajufe Isaac Lima fez breve análise política do pacote elaborado pelo governo chamado de “Plano Mais Brasil” – com as PEC’s do Pacto Federativo, Emergencial e dos Fundos Públicos – que, na prática, pretende desmontar o Estado brasileiro.

No painel sobre “Cidadania sob ataque: a destruição do Estado com as reformas e o desafio da mobilização – como sensibilizar? Como cobrir? Alternativas”, Oliver Kornblihtt, da Mídia Ninja, contextualizou o trabalho dessa mídia e salientou a importância da construção coletiva no sentido de sensibilizar para o sentimento de pertencimento, usando para isso todos os recursos disponíveis das redes e mídias sociais. Danuta Ferreira, jornalista especializada em mídias sociais, abordou o tema “Mídias digitais: produção de conteúdos e estratégias”, enquanto Cláudio Tostes, jornalista e consultor, falou sobre “Os desafios da imprensa sindical e a reconquista da audiência perdida”.

Já os profissionais de imprensa da Fenajufe se encarregaram de apresentar o novo plano de comunicação da entidade. Com o setor ampliado não só em número de profissionais, mas também com o uso de novas ferramentas e produção de conteúdo, a proposta é de trabalhar de forma bastante integrada com os setores de comunicação dos sindicatos filiados.

 

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags