Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Entre poesia e justiça: Marcela Hallack, servidora do PJU em Minas, lança livro em Juiz de Fora

Lançamento do livro "Versos de liberdade: um colóquio contemporâneo" será dia 21/03
Compartilhe

No dia 21 de março, sexta-feira, às 19h, a Autoria Casa de Cultura, em Juiz de Fora, será palco do lançamento do livro “Versos de liberdade: um colóquio contemporâneo”, da servidora do Judiciário Federal e escritora Marcela Hallack. A obra, contemplada pelo Edital Quilombagens/23, do Programa Cultural Murilo Mendes, aborda temas como liberdade, pluralidade social e equidade, estabelecendo um diálogo profundo entre literatura e justiça.

Marcela Hallack destaca que sua trajetória no Direito e na Justiça Federal do Trabalho influenciou a construção da obra. “O processo de criação literária envolveu ampla pesquisa bibliográfica, incluindo obras de autores como Adilson José Moreira, Silvio Almeida, Laurentino Gomes e Djamila Ribeiro. As perquirições das ciências jurídicas e sociais constituem-se em subsídios para a arte poética que me atravessa… o Direito e a literatura são irmãos. Por outro lado, acredito que ocupar o cargo de oficial de justiça federal do trabalho me permite alargar meu olhar para o outro e aguçar sensibilidades ímpares”, afirma a autora.

A paixão de Marcela pela literatura vem desde a infância, mas foi apenas em 2023 que começou a compartilhar seus escritos com o mundo. Desde então, foi selecionada para diversas antologias e coletâneas, publicando em jornais e revistas. “Versos de liberdade: um colóquio contemporâneo” é seu livro de estreia.

A obra também se destaca pela colaboração com o ilustrador Pedro Loures, que utilizou nanquim e aquarela para criar imagens que dialogam com os versos da autora. “Acredito que as imagens e os versos, a ‘palavra e aquarela’, nessa obra, são uma coisa só. São diferentes formas de expressão artística que resgatam as mesmas temáticas, os mesmos abismos, as mesmas memórias”, explica Pedro.

Outro diferencial do livro é o compromisso com a acessibilidade, trazendo recursos como narração e audiodescrição via QR code. Para a autora, democratizar a arte é essencial: “O acesso à cultura, especialmente à poesia, ainda é um desafio em nossa sociedade. Incluir essas ferramentas é parte do processo de justiça e equidade”.

Além do lançamento em Juiz de Fora, “Versos de liberdade: um colóquio contemporâneo” estará na programação da FLITI – Feira Literária Internacional de Tiradentes, no dia 10 de abril, durante a Mesa Literária “Interseções de Luta: Raça, Comunidade e Neurodivergência”. Em novembro, haverá um lançamento em Belo Horizonte, com detalhes a serem divulgados no Instagram da autora: @marcelahallack.

Serviço:
Lançamento em Juiz de Fora

  • Data: 21/03/25 (sexta-feira), às 19h
  • Local: Autoria Casa de Cultura – Rua Batista de Oliveira, 931, 2º andar, Centro, Juiz de Fora/MG

Lançamento na FLITI – Feira Literária Internacional de Tiradentes

  • Data: 10/04/25, às 12h
  • Local: Centro Cultural Yves Alves, Tiradentes/MG

Lançamento em Belo Horizonte

  • Previsão: novembro de 2025

Acompanhe as atualizações pelo Instagram da autora: @marcelahallack.

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags