Encontro Nacional de Mulheres debate “Violência: do assédio ao feminicídio”

Compartilhe

“Violência: do assédio ao feminicídio” foi o tema do painel realizado no 1º Encontro Nacional de Mulheres do PJU e MPU, promovido pela Fenajufe, na tarde desse sábado, 30/11, no Hotel San Marco, em Brasília. Representando o Núcleo de Mulheres do SITRAEMG, estiveram presentes as coordenadoras Artalide Lopes e Elimara Gaia, e as filiadas Luciana Chagas, Iara Gonçalves, Jordana Pereira, Maria Eunice e Luciana Tavares.

A palestra contou com a apresentação da Danieli Balbi, transsexual e professora de comunicação e realidade brasileira na UFRJ. Segundo ela, o machismo está aprofundado na estrutura da sociedade e as mulheres precisam lidar com a violência diariamente.

IMG_3495

Já a palestrante Samantha Guedes, professora da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, no complexo da Penha, falou sobre a sua experiência com a violência doméstica. “Tive um pai e uma mãe que me deram apoio e aquelas mulheres que têm filhos e não tem emprego? Quando uma mulher faz uma denúncia contra o agressor, não tem medida protetiva. Estamos à mercê de tudo, da violência moral, sexual, patrimonial e física”, ressaltou. Samantha Guedes destacou ainda que a violência atinge, principalmente, as mulheres negras e pobres.

IMG_3512

No momento dos debates, a coordenadora Elimara Gaia enfatizou que: “em pleno século XXI, vemos mulheres sendo violentadas fisicamente e psicologicamente e até mortas por causa do machismo. Independente de quem você votou, nós temos que lutar contra o pacote de maldades do governo  contra as mulheres e os servidores.”

IMG_3517

Após o painel, as servidoras se reuniram, em grupos de trabalho, para apontar encaminhamentos sobre os temas: Assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, Participação da mulher nos movimentos políticos e sindicais, Desmonte do serviço público, e O papel da servidora na democratização do PJU e MPU. As proposições indicativas serão encaminhadas para análise da diretoria da Fenajufe, sem caráter deliberativo.

IMG_3237

IMG_3260

IMG_3568

IMG_3289

IMG_3316

Em seguida, foi realizado um Coquetel de confraternização para as participantes.

SITRAEMG participa do 1º Encontro Nacional de Mulheres do PJU e MPU

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags