“Violência: do assédio ao feminicídio” foi o tema do painel realizado no 1º Encontro Nacional de Mulheres do PJU e MPU, promovido pela Fenajufe, na tarde desse sábado, 30/11, no Hotel San Marco, em Brasília. Representando o Núcleo de Mulheres do SITRAEMG, estiveram presentes as coordenadoras Artalide Lopes e Elimara Gaia, e as filiadas Luciana Chagas, Iara Gonçalves, Jordana Pereira, Maria Eunice e Luciana Tavares.
A palestra contou com a apresentação da Danieli Balbi, transsexual e professora de comunicação e realidade brasileira na UFRJ. Segundo ela, o machismo está aprofundado na estrutura da sociedade e as mulheres precisam lidar com a violência diariamente.
Já a palestrante Samantha Guedes, professora da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, no complexo da Penha, falou sobre a sua experiência com a violência doméstica. “Tive um pai e uma mãe que me deram apoio e aquelas mulheres que têm filhos e não tem emprego? Quando uma mulher faz uma denúncia contra o agressor, não tem medida protetiva. Estamos à mercê de tudo, da violência moral, sexual, patrimonial e física”, ressaltou. Samantha Guedes destacou ainda que a violência atinge, principalmente, as mulheres negras e pobres.
No momento dos debates, a coordenadora Elimara Gaia enfatizou que: “em pleno século XXI, vemos mulheres sendo violentadas fisicamente e psicologicamente e até mortas por causa do machismo. Independente de quem você votou, nós temos que lutar contra o pacote de maldades do governo contra as mulheres e os servidores.”
Após o painel, as servidoras se reuniram, em grupos de trabalho, para apontar encaminhamentos sobre os temas: Assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, Participação da mulher nos movimentos políticos e sindicais, Desmonte do serviço público, e O papel da servidora na democratização do PJU e MPU. As proposições indicativas serão encaminhadas para análise da diretoria da Fenajufe, sem caráter deliberativo.
Em seguida, foi realizado um Coquetel de confraternização para as participantes.
SITRAEMG participa do 1º Encontro Nacional de Mulheres do PJU e MPU