Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Embargos de declaração no RE dos quintos estão pautados para sessão do STF de 30 de maio

Compartilhe

Os Embargos de Declaração no Recurso Extraordinário nº 638.115, que trata da incorporação de quintos, estão pautados para a 19ª Sessão Extraordinária do Supremo Tribunal Federal (STF), agendada para o dia 30 de maio próximo. O SITRAEMG estará presente na sessão, como já ocorreu em ocasiões anteriores quando os embargos, que estão sob a relatoria do ministro Gilmar Mendes, tiveram pelo menos a possibilidade de entrar em pauta.

O RE em movimentação no STF refere-se à incorporação de Quintos de Função Comissionada no período que vai de abril de 1998 a setembro de 2001, momento em que as incorporações foram transformadas em VPNI. No caso concreto, o SITRAEMG teve sucesso na ação coletiva (processo n. 51848-05.2003.4.01.3800), e, com base no trânsito em julgado, ingressou com mais de 600 execuções individuais. Em 06 de março de 2018, prescreveu o direito de executar a presente ação.

Saliente-se que ainda não terminou o julgamento da Repercussão Geral aceita no RE 638.115 no STF. Neste, no mérito, já se decidiu pela inconstitucionalidade da incorporação de quintos após 8 de abril de 1998. Porém, aguarda-se o julgamento de Embargos de Declaração e modulação dos efeitos da decisão.

Inclusão dos quintos na aposentadoria

Como os embargos ainda não foram julgados pelo plenário do Supremo, o ministro Celso de Melo concedeu liminar para atender pedidos de vários servidores que reivindicaram a inclusão dos quintos em aposentadorias requeridas nesse período, depois de negativas do Tribunal de Contas da União (TCU). Sobre essa questão, aliás, o SITRAEMG salienta seus filiados que já entraram com pedido de aposentadoria e tiveram negada, pelo TCU, a incorporação dos quintos, a procurarem a Assessoria Jurídica do Sindicato para seja estudada uma estratégia visando garantir esse benefício em seus proventos.

Fique por dentro

Acesse sitraemg.org.br/acoes-coletivas/ para acompanhar a tramitação de todas as ações coletivas ajuizadas pelo SITRAEMG em favor dos filiados.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags