Em visita de Dilma ao RS, servidores cobram negociação e são recebidos pela Secretaria-Geral da Presidência

Compartilhe

Em visita à Porto Alegre para participar do Encontro Estadual do PT, a presidenta Dilma Rousseff era aguardada pelos servidores do Judiciário Federal no estado e também por representantes dos Correios, da Procuradoria-Geral do Estado e dos bancários. Apesar do tempo fechado, os trabalhadores fizeram muito barulho no protesto e conseguiram que o assessor da Secretaria-Geral da Presidência da República fosse ouvir suas reivindicações. 

Confira a íntegra da matéria, reproduzida do site do Sintrajufe-RS (original aqui):

O tempo fechado não foi suficiente para tirar da rua os servidores do Judiciário Federal mobilizados por suas carreiras e reivindicações salariais. Nesta sexta-feira, no início da noite, em meio à visita da presidente Dilma Rousseff a Porto Alegre, a área em frente à Assembleia Legislativa, onde a presidente estaria, foi o local da união dos servidores em um só grito: negociação já! Além dos servidores do Judiciário Federal, o ato teve, ainda, representações das categorias dos Correios, da Procuradoria-Geral do Estado e bancários.

Foto: Leandro Dóro / Sintrajufe-RS

Os servidores do Judiciário Federal estiveram presentes com ânimo para prosseguir a greve que já acontece desde 15 de maio. A mobilização exige respeito às carreiras – ameaçadas pela PEC 59/13 e pela proposta de carreiras exclusivas – data-base e reposição das perdas salariais, que já acumulam 41% nos últimos sete anos.

Mesmo com a chuva, os servidores começaram a se reunir em frente aos locais de trabalho a partir das 17h. Em ônibus disponibilizados pelo Sintrajufe/RS, se dirigiram à Praça da Matriz. Na Assembleia Legislativa, se preparava para começar o Encontro Estadual do PT, com a presença de Dilma. Enquanto isso, os manifestantes se posicionaram em frente à Assembleia. Com faixas, buzinas e indignação, fizeram barulho para demonstrar a insatisfação com o descaso do governo federal, responsável pelo arrocho salarial imposto à categoria e pelos sucessivos cortes no orçamento do Poder Judiciário.

Após uma hora de atividade, os servidores tiveram mais uma demonstração de que a mobilização está obtendo resultados: o assessor da Secretaria-Geral da Presidência da República, José Claudenor Vermohlen, foi ao encontro dos trabalhadores para ouvir suas reivindicações. Em conversa com o assessor, a direção do Sintrajufe/RS explicou que a categoria está em greve nacional cobrando, além da rejeição à PEC 59/13, a reposição das perdas salariais de 41% e o respeito à data-base, direito constitucionalmente garantido aos servidores públicos e ignorado pelos sucessivos governos.

Os dirigentes cobraram, ainda, a aprovação da PEC 555/06, que acaba com a taxação de aposentados (criada a partir da Reforma da Previdência de 2003). Informaram ao assessor que, no dia de hoje, foi encaminhada pelo STF ao MPOG a inclusão de orçamento referente ao PL 6613/2009, reivindicando que o governo não viole, novamente, a autonomia do Poder Judiciário e abra, imediatamente, negociação com a categoria para a recomposição salarial. Salientaram que a mobilização não irá cessar enquanto as pautas não forem atendidas. Vermohlen se comprometeu a entregar em mãos à presidente Dilma a documentação relacionada à pauta da categoria, que foi encaminhada ao assessor na mesma noite.

O resultado do ato foi uma nova demonstração de que, mobilizada, a categoria pode alcançar as conquistas de que necessita. A greve da categoria, uma das maiores dos últimos anos, segue obtendo resultados e avanços. “Nossa greve está caminhando para derrotar a PEC 59 e, agora, precisamos seguir mobilizados para cobrar a dívida do governo com nossa categoria”, disse o diretor Cristiano Moreira. “São 41% de perdas salariais, não vamos descansar enquanto não houver negociação”, concluiu Fagner Azeredo, também da direção do Sintrajufe.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags