Em defesa do PL 7920/14, mineiros se aquecem para uma possível greve em nível nacional

Compartilhe

Servidores do Judiciário Federal atenderam ao chamado do SITRAEMG e participaram de ato público realizado na tarde desta quarta-feira (08/04), em frente ao prédio da Justiça Federal, em Belo Horizonte, com o objetivo de “esquentar” a mobilização da categoria em Minas em defesa da aprovação do PL 7920/2014, que trata da revisão salarial. Em tom de grande indignação, os servidores presentes disseram “NÃO” à falta de respeito do governo e do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, para com a categoria que, há quase uma década, vem “mendigando” a justa reposição salarial.

Fotos: Generosa Gonçalves
Fotos: Generosa Gonçalves

A manifestação de hoje e o ato público programado para amanhã, em frente ao prédio do TRE (Prudente de Morais, 100), – saiba mais aqui -, cumprem o calendário nacional de mobilização definido na Plenária dos servidores públicos federais, realizada no início deste ano, com o objetivo de alcançar melhores condições de trabalho e lutar contra os constantes ataques do governo aos trabalhadores. Em Minas, o objetivo dessas atividades é aquecer toda a categoria, simultaneamente a outros estados, a fim de preparar uma grande greve nacional dentro do Judiciário Federal.

Nessa luta, os mineiros começaram suas atividades nas ruas no último dia 25 de março, com a realização de um ato público na capital, acontecido em frente ao prédio do TRT da Rua Mato Grosso (relembre aqui) e outro em Juiz de Fora (veja aqui).

Abrindo as atividades de hoje, o coordenador do SITRAEMG Célio Izidoro fez um forte chamado aos servidores presentes, para que convoquem seus colegas a também participarem das atividades propostas pelo Sindicato, e que observem a real situação da categoria, para, de fato, lutarem juntos pela tão sonhada revisão salarial. “Estamos cansados de ver os acordos firmados entre o governo e a cúpula do Judiciário para atendimento de interesses próprios, como o aumento em seus subsídios, além da recente aprovação do auxílio-moradia”, desabafou o sindicalista, lembrando que tais aumentos se dão à custa do servidor, que tem que se virar para dar conta das metas a que lhe são impostas, além das mudanças na forma de trabalho, como por exemplo, a entrada do PJe e, ainda, a corrida contra o tempo para atender o jurisdicionado com celeridade.

IMG_6158
Célio Izidoro, coordenador do SITRAEMG

Ainda sobre a luta pela reposição salarial do Judiciário, Célio destacou os recentes casos de corrupção no País envolvendo o governo e grandes empresários, além da destinação de quase 50% do orçamento geral da União que é seguramente pago para amortização de juros da dívida pública. “Para isso o governo tem dinheiro”, criticou o sindicalista, convocando toda a categoria a se engajar nessa luta.

Sandro Luiz Pacheco, também coordenador do SITRAEMG, destacou a diferença salarial do Judiciário em relação às carreiras correlatas dentro do Executivo e Legislativo. “Devemos, além do reajuste salarial, lutar, também, pela data base”, lembrou Sandro, ao criticar a demora pela aprovação do projeto de revisão salarial da categoria e também a submissão do presidente do STF, Ricardo Lewandowski junto à presidente Dilma. Corroborando a ideia de Sandro, Célio, ao criticar a postura de Lewandowski, destacou que, quem faz o Judiciário são os servidores e, por isso, merecem respeito e autonomia por parte deste representante.

IMG_6160
Sandro Luis Pacheco, também coordenador sindical

Informes

Os coordenadores sindicais informaram sobre a reunião ampliada da Fenajufe, agendada para esta sexta, 10, onde serão discutidos os próximos passos da luta da categoria em defesa do reajuste salarial. A reunião prevê a possibilidade de deliberação por uma greve geral no Judiciário Federal.

Sandro informou sobre o número recorde de filiações batido pela entidade nesses mais de 25 anos. “Mais de 4470 filiações”. O sindicalista parabenizou a categoria e deixou o convite àqueles que ainda não são filiados a também fazerem parte desta entidade.

Em seguida, os sindicalistas informaram sobre o X Congresso do SITRAEMG, a ser realizado em Juiz de Fora, entre os dias 24 e 26 de abril. O convite para o evento foi ratificado e informado que o prazo para inscrição encerra-se na próxima sexta, dia 10.

Também esteve presente à manifestação o coordenador Dirceu José dos Santos.

Ato na Praça Sete, também neste 9 de abril

Os servidores presentes também foram convidados a participarem de mais uma manifestação conjunta aos servidores públicos federais em Minas, a ser realizado amanhã, 9, às 16h, na Praça Sete, em BH. A manifestação defenderá a valorização do serviço público e a aprovação da PEC 555/2006 (fim da cobrança previdenciária de aposentados e pensionistas) e dirá NÃO, dentre outros às MPs 664 e 665/2014 (que restringem direitos trabalhistas e previdenciários) e ao PL 4330/04 (Terceirização). Participe também desta atividade!

IMG_6153

 

 

 

 

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags