Em Brasília, Sitraemg atua pela antecipação da recomposição salarial

Aos parlamentares, representantes do sindicato também pedem o fim da contribuição previdenciária dos servidores aposentados
Compartilhe

Os coordenadores do Sitraemg Eliana Leocádia, Joana D’arc Guimarães e Enilson Fonseca reuniram-se com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), na quinta-feira, 10 de agosto. Na quarta-feira, 9 de agosto, eles já haviam ido ao gabinete da Presidência e de outros senadores.

Os representantes do sindicato pediram o apoio dos parlamentares à luta pela aprovação da antecipação da terceira parcela da recomposição salarial, de fevereiro de 2025 para fevereiro de 2024.

Para que isso seja possível, a verba necessária deve ser incluída nas propostas orçamentárias que os órgãos do Poder Judiciário terão que encaminhar ao Ministério do Planejamento e Orçamento até sexta-feira, 11 de agosto.

Reforço pela votação da PEC 555/2006

Nos corredores do Congresso Nacional, a coordenadora Eliana Leocádia abordou o senador Paulo Paim (PT-RS) e a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA). Na conversa com os parlamentares, ela reforçou a necessidade de recolocar a PEC 555/2006 em tramitação.

“Já discutimos isso longamente. Chega uma hora em que quem contribuiu já cumpriu compromisso com o país. Depois de aposentado, é hora de receber”, avaliou Paim. “Tem que fazer pressão, se quiser votar”, sugeriu.

A deputada Alice Portugal classificou a contribuição como uma “bitributação absurda” dos servidores aposentados. E disse que sua inclusão na EC 41/2003 foi uma “decisão arbitrária”.

“Não admitimos a manutenção desse confisco, dessa verdadeira mordida no salário do aposentado, que sequer leva consigo a integralidade e a paridade e mesmo as gratificações”, protestou.

Segundo a parlamentar baiana, os interesses econômicos impedem o andamento da proposição no Congresso. Ela defendeu uma ampla mobilização para que a PEC seja votada e, finalmente, tenha fim a “chave da bitributação”.

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags