Em abertura do Ano do Judiciário, presidente do STF afirma que democracia permanece inabalada

Compartilhe
WhatsApp Image 2023-02-02 at 14.41.20
Faixa colocada em frente ao prédio do STF #democraciainabalada

Em solenidade de abertura do Ano do Judiciário, a presidente do STF, ministra Rosa Weber, ressaltou a força da democracia brasileira.

Ela repudiou a invasão criminosa aos edifícios-sede do Supremo, Palácio do Planalto e Congresso Nacional, em 8 de janeiro.

De acordo com publicação no site do STF, a ministra disse que a invasão foi realizada por “uma turba insana movida pelo ódio e pela irracionalidade”.

Rosa Weber garantiu que aqueles que praticaram, insuflaram e financiaram os atos golpistas “serão responsabilizados com o rigor da lei”.

Ainda segundo o site do STF, a ministra ressaltou que o objetivo dos que assaltaram as instituições democráticas foi frustrado.

O ataque “resultou no enaltecimento da dignidade da Justiça e no fortalecimento do valor insubstituível do princípio democrático, jamais no aviltamento do Poder Judiciário”, pontua o site.

No discurso, a ministra lembrou que seu norte na administração do STF é a defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito.

Os fatos ocorridos dia 8, nas palavras da ministra, ficarão gravados na memória institucional do Supremo. “A eles voltaremos sempre, para que jamais se repitam”, garantiu.

Sitraemg repudia ataques
Ainda no dia 8 de janeiro, a Coordenação do Sitraemg publicou uma nota de repúdio aos ataques ocorridos em Brasília.

Na ocasião, a entidade avaliava tratar-se “de mais um ato de terror, planejado e anunciado, com o objetivo de destituir os Poderes da República”. Além disso, classificava “essa ação como tentativa de GOLPE DE ESTADO!”

Para a coordenação do Sitraemg, é urgente a responsabilização e a prisão dos envolvidos nos atos de terror, em especial dos seus financiadores.

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags