Os filiados Ana Beatriz, Maria Berenice, Alessandra Soares e Ronan Silva, todos servidores do TRE, foram os eleitos para integrar a Comissão Eleitoral para a condução das Eleições/2017 do SITRAEMG. Ana Beatriz, a mais bem votada, foi escolhida presidente por aclamação. Como representantes das três chapas inscritas para Diretoria Executiva, indicados pelos próprios colegas de cada uma delas, também comporão a Comissão: Rosilene Valadares de Mato, Adriana Maria de S. Mesquita e Júlio César Silva, também do TRE.
Na mesma assembleia, foram sorteados os números de ordem para as três chapas que se inscreveram para concorrer à Diretoria Executiva: chapa 1, Liberta SITRAEMG; chapa 2, Juntos somos mais – União e Experiência; chapa 3, SITRAEMG Plural.
A mesa, presidida pelo coordenador Henrique Olegário Pacheco, teve ainda como componentes o também coordenador Célio Izidoro, os filiados Lúcia Maria Bernardes e Antônio Cláudio dos Santos Rosa (presidente da Coopjus), o advogado Rudi Cassel (da assessoria jurídica) e Octaviano Galvão Neto, diretor da empresa PanData Informática Ltda., responsável pelo Elegere – Sistemas Eleitorais Eletrônicos, sistema operacional a princípio contratado para realização das eleições do SITRAEMG para o triênio 2017/2020, conforme previsto no Edital de Convocação para as eleições já divulgado pelo Sindicato. Galvão Neto encarregou-se de dirimir dúvidas dos filiados presentes a respeito do sistema, dizendo que ele é absolutamente transparente, envolvendo segurança, irretratabilidade e auditabilidade, com histórico de utilização em processos eleitorais de grande porte, como o do próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até 2004, e de grandes clubes do futebol brasileiro, como Corinthians, Palmeiras e Santos. Antônio Cláudio dos Santos Rosa também fez breve exposição a respeito da implantação do sistema eletrônico de votação na Coopjus, avaliando-a como uma experiência bem sucedida.
Houve alguns pedidos de encaminhamentos a respeito da proposta da Direção do SITRAEMG de realização das eleições pelo sistema eletrônico e da contratação da empresa supracitada. O advogado Rudi Cassel, no entanto, esclareceu que a assembleia, de acordo com o estatuto do Sindicato, só poderia decidir sobre o assunto pautado: ou seja, a eleição da Comissão Eleitoral. As questões adicionais levantadas, sugeriu ele, podem ser apreciadas e decididas no âmbito da própria Comissão Eleitoral, também dentro das prerrogativas do estatuto.
Essa foi apenas a primeira das três atividades convocadas pelo SITRAEMG para este sábado, 1º, na Faculdade Una de Contagem. Haverá, ainda assembleia geral extraordinária (AGE), a partir das 13 horas, para eleição dos representantes do Sindicato (delegados e observadores) para a Reunião Ampliada da Fenajufe do dia 08/04 e reunião dos analistas judiciários para escolha dos representes do segmento para a 1ª Reunião do Coletivo Nacional da Fenajufe de Analistas do Judiciário e do MPU, do dia 09/04.
As eleições
Uma vez eleita, agora ficará a cargo da Comissão Eleitoral a tarefa de organizar, coordenar e fiscalizar todo o processo eleitoral do SITRAEMG, de acordo com as regras estabelecidas no estatuto do Sindicato, do artigo 43 ao artigo 71. As eleições deste ano se realizarão no mês de maio, entre as 8h do dia 10 e 18h do dia 12.
Caso haja anuência da Comissão Eleitoral, os filiados poderão – ou não – votar pelo sistema eletrônico, por meio de qualquer computador, tablet ou smartphone que seja conectado à internet e que disponha de um navegador de internet, podendo ser usados os dispositivos de propriedade dos eleitores, ou, ainda, dois computadores que estarão à disposição na sede do SITRAEMG. A apuração será na sede do Sindicato, imediatamente após o encerramento da votação.
Aberto o processo eleitoral para o triênio 2017/2020
As inscrições de candidaturas encerraram-se no dia 27 de março, sendo três chapas inscritas, já no último dia do prazo, para concorrerem à Diretoria Executiva, e 11 candidatos às vagas para o Conselho Fiscal.
Chapas inscritas
Pela ordem do sorteio realizado pela comissão eleitoral:
Inscritos para o Conselho Fiscal
- Daniel de Oliveira (TRT)
- Isaac Raymundo de Lima (JF)
- Dilson Coelho da Silva (TRT)
- Áurea Maria Parreira (TRT)
- Paula Drumond Meniconi (TRT)
- Leles Martins Moreira (TRE)
- Henrique José Drumond Américo (TRE)
- Luanda Gonzaga Evangelista (TRE)
- Meire Imaculada Pacheco (TRE)
- Lindon Johson Antônio de Oliveira (TRT)
- Osmar Souto Ferreira (TRE)