Economista do SITRAEMG realiza estudo sobre Execução Orçamentária do TRE

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Estudo feito pelo ecnomista Washington Lima, assessor do SITRAEMG, demonstra que o TRE MG e o Órgão Justiça Eleitoral ainda possuem parte de seu orçamento a ser executado. Ao final do estudo, o economista ressalta a importância da pressão do Sindicato e dos servidores a fim de que a devida parcela do orçamento seja utilizada para atender reivindicações dos próprios trabalhadores.

Veja abaixo, na íntegra, o

conteúdo do estudo:

EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DE 2009

Em 31/12/2009

Com dados atualizados até 31/12/2009[1] do orçamento de 2009, do TRIBUNAL REGIONALELEITORAL DE MINAS GERAIS, e, do ÓRGÃO JUSTIÇA ELEITORAL foi verificado o estágio da execução orçamentária do ano.

Na data, do relatório, deveriam ter sido executados do Orçamento, 100,00%, denominado neste Estudo de “percentual ideal”. Este percentual equivale a 365 dias de execução em 365 dias do ano.

A tabela abaixo também está no arquivo anexado, destacou a maior parte do orçamento, mas não todo. Nos anexos há um maior detalhamento, bem como vários gráficos, e informações sobre os critérios para a sua elaboração.

T.R.E. DE MINAS GERAIS

Há um montante significativo a ser pago. O valor a ser a pago é a diferença entre a dotação AUTORIZADA para gastos do ano e o montante pago até o momento do relatório.

São R$ 10,6 milhões nas despesas de pessoal e encargos sociais, e de R$ 6,5 milhões, administração de unidade[2], benefícios sociais e capacitação de Recursos Humanos.

No total são R$ 17,1 milhões a serem pagos entre despesas de pessoal, administrativas, benefícios e capacitação de RH.

TOTAL DO ORÇAMENTO COM PESSOAL ADMINISTRAÇÃO, BENEFÍCIOS SOCIAIS E CAPACITAÇÃO DE RH

Projeto/Atividade

Autorizado

Pago

% Pago

% Ideal

Diferença %

SALDO R$

Pagamento de Aposentadorias e Pensões

53.155.204

52.842.077

99,41%

100,00%

0,59%

313.127

Gestão e Administração do Programa* (Pgto Pessoal Ativo)

216.573.204

207.665.246

95,89%

100,00%

4,11%

8.907.958

Contribuição da União, de suas Autarquias e Fundações para o Custeio do Regime de Previdência dos Servidores Públicos Federais

36.601.490

35.137.134

96,00%

100,00%

4,00%

1.464.356

TOTAL DESPESAS DE PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS

306.329.898

295.644.457

96,51%

100,00%

3,49%

10.685.441

Projeto/Atividade

Autorizado

Pago

% Pago

% Ideal

Diferença %

SALDO R$

Ações de Informática

1.618.905

562.654

34,76%

100,00%

65,24%

1.056.251

Administração de Unidade*

15.999.346

11.387.306

71,17%

100,00%

28,83%

4.612.040

Assistência Médica e Odontológica aos Serv, Empr e seus Dep

6.501.187

5.949.932

91,52%

100,00%

8,48%

551.255

Assistência Pré-Escolar aos Dep dos Serv e Empr

2.013.403

1.926.875

95,70%

100,00%

4,30%

86.528

Auxílio-Transporte aos Servidores e Empregados

309.139

288.763

93,41%

100,00%

6,59%

20.376

Auxílio-Alimentação aos Servidores e Empregados

11.172.091

11.036.928

98,79%

100,00%

1,21%

135.163

Capacitação de Recursos Humanos

427.666

379.030

88,63%

100,00%

11,37%

48.636

TOTAL DESP ADMINISTRAÇÃO, BENEFÍCIOS E CAP RH

38.041.737

31.531.488

82,89%

100,00%

17,11%

6.510.249

TOTAL PESSOAL, ADMINISTRAÇÃO, BENEFÍCIOS E CAP RH

344.371.635

327.175.945

95,01%

100,00%

4,99%

17.195.690

ÓRGÃO JUSTIÇA ELEITORAL

Assim como no T.R.E., há um montante expressivo a ser pago.

São R$ 73,0 milhões nas despesas de pessoal e encargos sociais.

Para as Despesas relativas ao GND 3 – Outras Despesas Correntes[3] o saldo é de impressionantes R$ 344,3 milhões.

No GND 4 – Investimentos[4] há ainda R$ 124,0.

Em, para as Inversões Financeiras[5] existe ainda no orçamento R$ 6,8 milhões.

No total desses GND são R$ 631,4 milhões a serem pagos.

O Tribunal e a Justiça do Eleitoral têm até o final de janeiro para efetuar os pagamentos desses saldos ou inseri-los como restos pagar de 2009. Neste caso podendo executar o orçamento até o final de 2010.

TOTAL DO ORÇAMENTO

Projeto/Atividade

Autorizado

Pago

% Pago

% Ideal

Diferença %

SALDO R$

Pagamento de Aposentadorias e Pensões

622.561.422

608.389.860

97,72%

100,00%

2,28%

14.171.562

Gestão e Administração do Programa – Pagamento de Pesoal Ativo

2.106.413.933

2.074.358.254

98,48%

100,00%

1,52%

32.055.679

Contribuição da União, de suas Autarquias e Fundações para o custeio do Regime de Previdência dos Servidores Públicos Federais decorrente da Criação e/ou Provimento de Cargos e Funções e Reestruturação de Cargos e Carreiras e Revisão de Remunerações

7.535.950

7.535.950

Contribuição da União, de suas Autarquias e Fundações para o Custeio do Regime de Previdência dos Servidores Públicos Federais

344.089.255

324.793.399

94,39%

100,00%

5,61%

19.295.856

TOTAL DESPESAS DE PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS

3.080.600.560

3.007.541.513

97,63%

100,00%

2,37%

73.059.047

Grupo de Natureza de Despesa

Autorizado

Pago

% Pago

% Ideal

Diferença %

SALDO R$

GND 1 – Pessoal e Encargos Sociais

3.080.600.560

3.007.541.513

97,63%

100,00%

2,37%

73.059.047

GND 3 – Outras Despesas Correntes

877.279.735

670.056.694

76,38%

100,00%

23,62%

207.223.041

GND 4 – Investimentos

435.425.549

91.037.804

20,91%

100,00%

79,09%

344.387.745

GND 5 – Inversões Financeiras

7.044.529

225.000

3,19%

100,00%

96,81%

6.819.529

TOTAL COM GND 1, 3, 4,e 5

4.400.350.373

3.768.861.011

85,65%

100,00%

14,35%

631.489.362

Ressalte-se que apesar de que parte do saldo deve ser excecutado ou colocado em Restos a Pagar, normalmente uma grande parcela é perdida, conforme vem ocorrendo nos últimos anos.

Assim, é muito importante a pressão dos Sindicatos e da Federação no sentido de exigir a execução total do orçamento, pois há inúmeros problemas, na JE que poderiam ser amenizados ou melhorados se o orçamento fosse integralmente executado, além das reivindicações dos servidores.

São Paulo, 15 de Janeiro de 2010.

Washington Luiz Moura Lima
Economista

[1] Última atualização disponível no Congresso Nacional da Execução Orçamentária da União.
[2] A Administração de Unidade, é uma denominação criada neste Estudo, para melhor disposição na apresentação dos números, para as Despesas Administrativas relativas aos GND 3 e 4 do Projeto Atividade – Gestão e Administração do Programa. Elas envolvem despesas como aluguéis, manutenção de imóveis, veículos, e, e em geral, luz, água, telefones, dentre outras.
[3] Além das despesas Administrativas, conforme acima, no GND 3 estão agrupados as despesas com Benefícios Sociais tais como Auxílio Alimentação, Transportes e Creche, e a Assistência Médica, bem como a Capacitação de RH.
[4] As despesas com Investimentos são relativas às Construções, Reformas e Ampliações de Cartórios e Edifícios, Ações de Informática, Atualização e Manutenção do Sistema de Votação e Apuração, Implantação do Sistema de Automação de Identificação do Eleitor.
[5] As Inversões Financeiras é a parte do orçamento destinada basicamente na JT para as aquisições de imóveis.

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