Observatório da UFMG abre amanhã para público acompanhar eclipse lunar
terça-feira, 19 de fevereiro de 2008, às 8h11
O Observatório Astronômico Frei Rosário, da UFMG, que fica na Serra da Piedade, estará aberto ao público na noite do dia 20 para o dia 21 fevereiro, quando será possível observar eclipse lunar total. O fenômeno será inteiramente visível de todo o território nacional e só se repetirá em dezembro de 2010.
Conheça a programação:
Das 20 às 22 horas: entrada para conhecer o Observatório
Aulas com recursos multimídia
20h30 – Eclipses na História, com o professor Tulio Jorge dos Santos (UFMG)
22h – O eclipse de fevereiro de 2008, com o professor Renato Las Casas (UFMG)
Laboratório Interativo (ao longo da noite)
Por que vemos a Lua, e ainda por cima vermelha, durante a totalidade de um eclipse lunar?, com os professores Carlos Heitor D. Fonseca e Fernando Augusto Batista (UFMG)
O Telescópio Coudé (secundário) será usado para observação da Lua, Marte e Saturno. Os equipamentos amadores estarão disponíveis para o interesse do visitante. O telescópio principal estará fechado para manutenção.
Outras informações através do site do Observatório.
Como chegar
Para chegar ao Observatório a partir de Belo Horizonte, pegue o anel rodoviário no sentido de João Monlevade. Siga pela BR-381 (antiga BR-262) até o trevo de Caeté. Entre à direita no sentido de Caeté até o trevo indicando o Santuário Nossa Senhora da Piedade. Entre novamente à direita até o alto da Serra. O Observatório fica a 50km do centro de Belo Horizonte.
Fonte: UFMG