O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, encaminhará aos demais ministros, na próxima sessão administrativa do Órgão, uma proposta de reajuste para os servidores do judiciário federal. A próxima sessão administrativa do STF acontece em 9 de agosto.
A informação foi dada pelo diretor-geral do STF, Edmundo Veras, a dirigentes da Fenajufe e de sindicatos na tarde de quarta-feira, 3 de agosto.
A reunião foi convocada por Veras durante o protesto da categoria que acontecia em frente ao prédio do Supremo. A manifestação de servidoras e servidores contou com caravanas de vários estados, incluindo a do Sitraemg.
Segundo Veras, deverá ser sugerido um índice de 13,5%, no mesmo molde proposto pela Procuradoria Geral da República aos servidores (as) do Ministério Público da União.
O diretor-geral, entretanto, não detalhou como o percentual seria distribuído no orçamento, nem em quantas parcelas a recomposição seria implementada.
Avaliação da coordenação do Sitraemg
“Se isso acontecer, será um avanço. Mas, dada a inflação e as perdas salariais, é preciso pressionar para que o índice seja incorporado em parcela única e iniciarmos já a discussão com o STF de novo reajuste para repor as perdas reais do salário”, diz o coordenador geral do Sitraemg, Paulo José da Silva, que também é coordenador da Fenajufe.
O sindicato defende que o índice de 13,5% deve ser aplicado em única parcela, já em janeiro de 2023. Em seguida, que o STF abra negociação com a categoria sobre uma proposta de recomposição salarial digna.
Presença da caravana do Sitraemg em Brasília
O Sitraemg esteve presente nas mobilizações dos dias 2 e 3, em Brasília, com 20 servidores, a maior caravana mineira nesta campanha.
Além do coordenador geral Paulo José da Silva, integraram o grupo os (as) filiados (as) Gilson Martins de Melo, Leonardo Castro de Andrade, Nathalia de Castro Becho, Jordana Márcia Neves Pereira, Marcelo Coutinho Kascher, Thiago Henrique Faccion, Caroline de Melo Lopes, Jussara Cesar de Faria NIcoli, Fernando Neves Oliveira, Alexandre Brandi Harry, Antonio Oliveira Campos, Denise Aparecida de Oliveira, Gabriela Santos Ahnert, Celio Izidoro Rosa, Geovani Soares de Almeida, Luciano Marciano Pinto, Wallace Marques Coelho, Matheus Croce Quina e Bruno Taunay Gripp Mota.
Eles participaram de intensas mobilizações e contribuíram na construção dessa reunião com o DG do Supremo. Em todas as manifestações, exigiram respeito à categoria e o fim dos ataques aos serviços públicos e aos direitos dos servidores.
Assessoria de Comunicação
Sitraemg