Diretoria do SITRAEMG envia Carta ao Sindicato do RS acerca da desfiliação da CUT

Compartilhe

Tendo em vista o plebiscito organizado pelo Sintrajufe/RS, sindicato que representa os servidores do PJU no Rio Grande do Sul, a respeito da desfiliação ou não da entidade da Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Diretoria Executiva do SITRAEMG enviou uma carta aos colegas do Sul parabenizando-os pela iniciativa democrática. Confira a íntegra do texto:

DESFILIAÇÃO À CUT

Tendência natural das entidades efetivamente representativas da classe trabalhadora

O SITRAEMG, Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Estado de Minas Gerais, parabeniza a direção do SINTRAJUFE/RS, Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Rio Grande do Sul, pela iniciativa de propor à sua base a desfiliação dessa entidade da Central Única dos Trabalhadores (CUT), e pela sábia decisão de conduzir esse processo lançando mão daquele que consideramos o mais legítimo e democrático dos instrumentos de consulta popular, que é o plebiscito.

A propósito do processo em curso, informamos aos nossos colegas gaúchos que nós, os mineiros, optamos pela desvinculação do nosso Sindicato à CUT em decisão formalizada por assembleia datada do longínquo 8 de março de 2008, absolutamente convictos de que a referida Central, apesar da reconhecida representatividade da classe trabalhadora demonstrada ao longo dos governos Collor e Fernando Henrique Cardoso, acabou rendendo-se à “mosca azul” e sendo cooptada pelo governo a partir da ascensão do Partido dos Trabalhadores – principal responsável por sua criação – ao poder. A presença de ex-cutistas no primeiro escalão dos mandatos de Dilma e Lula e na fiel base governista no Congresso Nacional, impondo-nos um arrocho salarial sem precedentes e inúmeras outras perdas irreparáveis, como o direito a uma aposentadoria digna e justa, são apenas algumas das provas irrefutáveis dessa tese.

Lembramos que, antes de nós, outros sindicatos da base da nossa categoria já haviam tomado decisão nessa direção. E foi esse inconformismo ampliado e amadurecido que levou também a Fenajufe a se desligar dessa Central, em decisão histórica do 8º Congrejufe (Congresso Nacional da Fenajufe), que, para o nosso orgulho, foi realizado em território mineiro, no ano passado.

A CUT nos decepcionou e o Partido dos Trabalhadores não para de nos surpreender com sua opção pelo conservadorismo e pelas causas do patronato. E não precisamos ir longe. Basta lembrarmos da postura dos parlamentares petistas da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados na última quarta-feira, 26, ao articularem o adiamento da votação do PL 7920/2014 e, ao mesmo tempo, se unirem à unanimidade que determinou a aprovação de reajuste dos subsídios dos magistrados.

Que cada um dos nossos colegas gaúchos reflita bastante na hora de votar.

A todos, o nosso desejo de BOA SORTE!

Belo Horizonte, 27 de novembro de 2014

DIRETORIA EXECUTIVA DO SITRAEMG

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags