Por toda esta semana o coordenador do SITRAEMG Henrique Olegário tem percorrido os gabinete dos deputados mineiros em busca de apoio contra a PEC 287, da reforma da previdência apresentado ao Congresso pelo governo Temer. Nesta quinta-feira, o coordenador esteve no gabinete do deputado Eduardo Barbosa (PSDB).
Segundo Henrique, o deputado Eduardo Barbosa, por ser da base aliada do governo, está com o discurso muito afinado com o Planalto, e defende a urgência de aprovação de uma reforma da previdência. Porém, o parlamentar demonstrou sensibilidade sobre a necessidade de mudanças na PEC, e que ainda há muito o que se negociar sobre a proposta apresentada pelo Executivo. “O Presidente já declarou que aceitará emendas e propostas do legislativo ao projeto, não é uma proposta acabada”, disse.
Henrique falou sobre a imensa preocupação do SITRAEMG em relação a truculência e velocidade que propostas com tanto impacto sobre a vida dos cidadãos tem sido apreciadas pelo Congresso Nacional, e ressaltou as declarações agressivas do relator da PEC da reforma da previdência, que aprovou o projeto em menos de 24h sem nenhuma discussão com a sociedade. Henrique afirmou que separar o tripé, tão reconhecido internacionalmente – assistência, previdência e saúde – é um crime contra o país.
Apesar de se posicionar do lado do governo, o deputado se mostrou aberto a contribuições do Sindicato. Segundo ele a bancada do PSDB tem convicção de que a reforma é necessária, mas está aberto para outras contribuições para a proposta. O deputado ressaltou que também enviará propostas de emendas, principalmente sobre o Benefício de prestação continuada para pessoas com deficiência – pauta prioritária para o deputado -, e sobre a questão dos trabalhadores rurais. O deputado assumiu que a proposta pegou várias pessoas de surpresa, porque se esperava que o governo apenas alteraria questões relativas a idade, e assumiu o compromisso de estudar as propostas enviadas pelo Sindicato.