Representantes de entidades foram recebidos por secretário do Ministério do Planejamento, mas governo continua dizendo que não tem dinheiro para servidores
No mesmo dia do ato público pelo Dia Nacional de Mobilização, na parte da tarde, uma comissão de representantes de entidades nacionais foi recebida no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) por Sérgio Mendonça, secretário de relações de trabalho. As entidades buscavam reunir-se com a ministra Míriam Belchior e cobrar dela a resposta à pauta de reivindicações, mas, frente à recusa da mesma, o secretário se disponibilizou.
No entanto, segundo o coordenador da Fenajufe Saulo Arcangeli, que participou do encontro representando os servidores do Judiciário Federal, apesar dos representantes do MPOG terem reconhecido que erraram ao não cumprir o prazo com o s servidores, o encontro pode ser resumido em “uma repetição da reunião do dia 5 [de fevereiro]”- quando houve o ato de lançamento nacional da campanha salarial dos servidores federais (veja aqui).
O sindicalista maranhense afirma que Sérgio Mendonça e os demais representantes do MPOG presentes à reunião disseram que não há margem para aumentos salariais e que o governo Lula já havia dado “muitos aumentos”. Quanto ao debate sobre negociação coletiva, os representantes do ministério informaram que a presidenta Dilma Rousseff disse que só aceita falar do assunto junto à discussão sobre o direito de greve dos servidores públicos.
Após a reunião no MPOG, as entidades seguiram para a Reunião Ampliada do Fórum Nacional das Entidades, que foi realizada na sede da Condsef. Amanhã, 20, haverá a Reunião Ampliada da Fenajufe, para a qual o SITRAEMG trouxe oito delegados e três observadores, eleitos em assembleia no último dia 15, em Belo Horizonte.
Janaina Rochido, de Brasília