Dia cheio em Brasília: Servidores de Minas se movimentam pela derrubada do veto 26

Compartilhe

Os servidores que compõem as caravanas mineiras começaram cedo os trabalhos em Brasília. Seguindo o protocolo já iniciado nas caravanas anteriores, a maior parte dos servidores seguiu para o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, para recepcionar os parlamentares e reiterar o pedido de quorum para a sessão e o voto pela derrubada do veto.

aeroporto

Enquanto isso, servidores o coordenador geral do SITRAEMG, Alexandre Magnus participava da reunião do comando nacional de mobilização, convocado pela Fenajufe, que tinha como objetivo organizar a intervenção dos servidores nesse dia de intensa luta no congresso (veja mais, sobre o encontro AQUI).

reunião do CNM

Ainda pela manhã parte dos servidores se encaminharam para o Congresso Nacional, para o trabalho de corpo a corpo com os parlamentares. Com segurança fortificada, os cartazes e camisas sobre a derrubada do veto 26 foram confiscadas dos servidores que adentraram as galerias do congresso. Diversos outros parlamentares foram abordados, para mostrar a presença dos servidores na casa. A assessoria do senador Cristovam Buarque (PDT/DF) pediu que o Senador não fosse interpelado pelos servidores, e que ele mantém a posição pela derrubada do veto.

Paulo Paim
Servidores mineiros com o senador Paulo Paim (PT/RS), que ratificou seu apoio a luta pela derrubada do veto

Também pela manhã, outro grupo de servidores se dirigiram para um congresso da fundação Ulysses Guimarães, onde se reunirão deputados e senadores do PMDB. Servidores do Rio Grande Sul conseguiram entrar e contactar alguns parlamentares. O objetivo dos servidores foi a entrega do memorial do PLC 28, o documento aborda a falando da defasagem salarial nos últimos 9 anos, e a falta de data-base que acarreta na corrosão dos salários pela inflação.

O material foi entregue para muito políticos pmdebistas, inclusive os membros do “alto escalão” da sigla, como o presidente da Câmara Eduardo Cunha (RJ), o presidente do Senado Renan Calheiros (MA) e o vice-presidente da República Michel Temer, nenhum deles se posicionou sobre o assunto. Porém a legenda ainda apresenta muitos sinais de divisão sobre o assunto. O senador Eunício Oliveira (CE), e os deputados José Fogaça (RS), Osmar Terra (RS), Jéssica Sales (AC), reafirmaram o compromisso pela derrubada do veto, já o deputado Darcísio Perondi (RS), se posicionou contra e ainda foi grosseiro com os servidores, a deputada Martha Suplicy (SP) não se posicionou.

Atividades a tarde

Por orientação da Fenajufe (veja AQUI) os servidores iniciaram uma concentração ao lado do Congresso Nacional, com faixas e vuvuzelas. Enquanto a mobilização toma corpo e começa a fazer barulho, outro grupo tenta entrar no prédio para acompanhar uma possível instalação da sessão, segundo informes da Fenajufe, a restrição está aumentando, mas a federação conseguiu 50 senhas que vão ser distribuídas para dirigentes sindicais e servidores.

protesto

chuva3

chuva12
O Protesto segue mesmo diante da chuva, servidores gritam:  “Pode chover, pose ventar, hoje o veto nós vamos derrubar!”

Junto a isso, uma carreata se dirige ao congresso, segundo informações do SindJus-DF, com mais de 100 carros

carreata1

carreata2

Outras lutas

Além da luta dos servidores do PJU, também estão presentes em Brasília os Indios do Xingú, e movimentos pelo impeachment como Revoltados online e Movimento Brasil Livre. Os movimentos mantem uma certa distancia para não serem confundidos.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags