Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Desjudicialização da execução civil vai ao Plenário do Senado

Compartilhe
01
04.07.2023 – Registro feito pelos integrantes da Caravana do Sitraemg na CAE, no Senado

O Projeto de Lei 4188/2023 deve ser debatido no Plenário do Senado nesta quarta-feira, 5 de julho, e há o risco de ele ser votado. Em Brasília, a Caravana do Sitraemg está fazendo gestões junto aos senadores (as) para tentar levar o tema para a Comissão de Constituição e Justiça.

O PL estava pautado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) de terça-feira, 4 de julho. Após um pedido de vista coletivo, entretanto, o presidente do colegiado, senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), decidiu remeter o tema ao Plenário.

Apesar de estar pautado no Plenário do Senado na tarde de quarta-feira, 5 de julho, o PL ainda deve ser debatido na CAE pela manhã.

A coordenadora do Sitraemg Elimara Cardoso é uma das componentes da Caravana, que cumpre agenda até quarta-feira, 5 de julho na Capital. “Estamos buscando apoio dos senadores e das senadoras para levar esse PL para a CCJ, onde as inconstitucionalidades do projeto poderão ser debatidas”, explica.

Segundo relata, os senadores Omar Azis (PSD-AM) e Tereza Cristina (PP-MS) são favoráveis que o PL seja debatido na CCJ.

Também estão em Brasília coordenadora do Sitraemg Joana D’arc e os filiados Jussara Nicoli e Geraldo Valério Vilella.

Nesta terça-feira, a Caravana acompanhou a sessão na CAE e segue fazendo gestões junto aos senadores e senadoras contra o PL.

Aprovado na Câmara, o Projeto traz o risco de desjudicialização de execuções civis, atividades exclusivas do Poder Judiciário. “Esse PL retira de nós, oficiais de justiça, atribuições que são exclusivas de nossa atuação e entrega para os cartórios executarem esses serviços”, pontua.

Ela acrescenta que o PL prejudica os jurisdicionados e a população, pois “retira o direito a ampla defesa de quem tem algum bem penhorado, beneficiando somente as instituições bancárias e financeiras e os cartórios. Um PL totalmente inconstitucional”, define.

Veja as fotos das atividades em Brasília

06
04.07.2023 – Elimara Cardoso, Jussara Nicoli, senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), Joana D’arc.
05
04.07.2023 – Relator do PL, Senador Weverton (PDT-MA), Joana D’arc e Jussara Nicolli
04
04.07.2023 – Elimara Cardoso e o senador Omar Azis (PSD-AM)
03
04.07.2023 – Elimara Cardoso, senadora Margareth Buzetti (PSD-MT), Márcia Valéria Ribas Pissurno (Sindjufe/MS) e Jussara Nicolli.
02
04.07.2023 – Senador Sérgio Moro (União Brasil-PR) e Elimara Cardoso

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags