Deputados lançam Frente Parlamentar HIV-Aids

Compartilhe

Os deputados Chico D’Angelo (PT-RJ) e Paulo Teixeira (PT-SP) lançam nesta terça-feira (4) a Frente Parlamentar HIV-Aids, em ato que contará com a presença de pesquisadores, organizações não-governamentais e militantes do movimento que trabalham no combate ao HIV.

Foram convidados para o lançamento:
– o coordenador-geral do Unaids (órgão da ONU para controle de aids), Pedro Chequer;
– o representante regional do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), Giovanni Quaglia;
– a diretora do Programa Nacional de DST e AIDS, Mariângela Simão.

Além de oferecer informações técnicas para que o Congresso aprecie projetos que tramitam na Casa, a maioria sobre proteção aos portadores do vírus HIV, a frente parlamentar HIV/Aids também atuará junto ao Ministério da Saúde para assegurar mais investimentos no tratamento e prevenção do HIV. “Queremos avançar na garantia legal dos diretos de todos os cidadãos em relação à doença, além de dar celeridade aos projetos de lei que tratam do tema”, afirma Chico D’Angelo.

A frente parlamentar contará com o apoio de Organizações não-governamentais, secretários de saúde de estados e municípios e entidades civis, que formularão políticas para o problema, incluindo o aumento da produção nacional de medicamentos, a importação de genéricos e similares produzidos na Índia e a possível quebra de patentes para forçar a redução de preços dos laboratórios multinacionais.

“O Brasil ocupa hoje um lugar de destaque mundial no combate ao HIV e queremos contribuir cada vez mais com esse trabalho, afirma Chico D’Angelo”, que é o coordenador da Frente. Embora o Brasil seja uma referência mundial na área de estratégias efetivas no combate à epidemia, ainda registra 33 mil novos casos de aids a cada ano. Estima-se que, hoje, existam 600 mil pessoas vivendo com HIV no País.

Fonte: Agência Câmara

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags