Da participação do SITRAEMG no II Seminário Nacional da Fenajufe sobre Saúde do Servidor e PJE

Compartilhe

Há alguns dias, o SITRAEMG recebeu algumas indagações por parte de filiados, sobre a “oferta de vagas à categoria em evento realizado pela FENAJUFE sobre Saúde do Servidor e PJE”.

 Em respeito aos nossos filiados, presta aqui objetivos esclarecimentos.

 No dia 26 de setembro de 2014, foi publicado no site da FENAJUFE uma convocatória às suas entidades filiadas para participação em evento (Seminário) que trataria da implantação do PJE e das suas repercussões na saúde do servidor. A chamada continha o texto abaixo:

“A Fenajufe convoca as entidades filiadas para o II Seminário Nacional da Fenajufe sobre Saúde do Servidor e PJe (Processo Judicial Eletrônico), nos dias 10 e 11 de outubro, no Hotel Nacional, em Brasília. As entidades devem enviar os nomes dos participantes até o dia 6 de outubro para o endereço eletrônico fenajufe@fenajufe.org.br.” ( grifos nossos)

      

O Coordenador Geral Alan da Costa Macedo (especializado na área de saúde – sua primeira formação: Ciências Biológicas e da Saúde), logo que tomou conhecimento do referido evento, por meio do site da FENAJUFE,  solicitou sua inscrição ao Sindicato. Recomendou, ainda, que a entidade enviasse mais um coordenador, preferencialmente quem tivesse formação na área de saúde. Na oportunidade a “ Aposentada” e Coordenadora Executiva Etur Zehuri(Psicóloga e Mestre em Administração de Recursos Humanos-UFMG) também foi inscrita para representar a categoria.

A Coordenação do SITRAEMG entendeu que, quando a FENAJUFE chamou as “Entidades Filiadas” queria significar “Representantes das Entidades”, não oportunizando vagas para todos os filiados nos Estados.

Ainda, em contato com a FENAJUFE, soube-se que todo o evento seria gravado e que tal gravação seria disponibilizada a todos os Sindicatos participantes para que, à frente, organizassem seus próprios encontros e passassem as informações obtidas  para a “base”.

Nesse passo, em meio a diversas questões ligadas à revisão salarial, encontros com autoridades, ações coletivas a serem propostas, não foi dada a publicidade antecipada acerca da participação dos citados coordenadores no evento. Por isso, a Direção pede sinceras desculpas à categoria.

Dentro do plano de ação do Sindicato está, como uma das prioridades, a saúde do servidor. Basta ver que foi interposto requerimento no CNJ para rever a Resolução que determina as 7 horas de trabalho diárias; está se reunindo com STF e demais Tribunais Superiores, sempre levando em pauta a questão da saúde do servidor e a necessidade de medidas alternativas, tais como: redução da carga horária e Home Office  ( leia-se todas as notícias publicadas desde a nossa posse).

No entanto, como já mencionado outras vezes, os estudos realizados  são gradativos e “técnicos”. A Direção não age no calor de pressões. Assim é que, está viabilizando, no contexto do processo de PE – Planejamento Estratégico ora vivenciado, um plano de trabalho voltado especificamente para a Saúde do Servidor, que poderá implicar, inclusive, na contratação de empresa especializada em Medicina do Trabalho. Nesse sentido, visa-se levantar diagnósticos com base em dados e gráficos de problemas ergonômicos, visuais, mentais e outros. 

O SITRAEMG esteve representado pelos coordenadores  Alan da Costa Macedo (Geral) e Etur Zehuri (Executiva), no II Seminário sobre Saúde do Servidor e PJE, visando buscar bases sólidas para o direcionamento das “grandes ações” que estamos planejando (PE).  

O compromisso dessa Direção é com todos os filiados e, por isso, dado o nosso juramento, devemos nós (eleitos pela categoria) estarmos presentes em todos os eventos, representando nossos pares e trazendo para eles os benefícios conquistados pelo aprendizado obtido.

Há pouco tempo houve um Congresso de Direito Tributário em Juiz de Fora em que a Direção abriu vagas à Coordenação, ao Conselho Fiscal e aos Filiados (foram 10 vagas preenchidas pelos filiados sorteados). Fica aqui demonstrada que a Direção, sempre que possível, preza pela participação da “base” nos eventos em que o SITRAEMG se faz presente.

O SITRAEMG, aqui, visa prestar esclarecimentos a toda categoria e declara que sabe bem ponderar as críticas feitas a atual gestão. No entanto, tem o dever de avisar aos filiados que fiquem “atentos” e sejam “sensatos” ao receberem tais críticas, pois muitas delas são destituídas de fundamento e não refletem a realidade e a verdadeira intenção da nossa “ trabalhosa” e “árdua” gestão.

No fim do ano, a Direção fará um balanço completo da sua atuação, demonstrando a economia feita no curto período de gestão, bem como as ações em prol da categoria. Talvez, tal balanço possa justificar os atos da Direção e demonstrar aos colegas que nela confiaram e a elegeram que estão sendo bem representados.

Os coordenadores Alan e Etur, conforme diretriz de socialização de conhecimentos obtidos em função de participação em eventos de formação, treinamento e desenvolvimento, estão elaborando, em conjunto, um relatório pormenorizado do II Seminário Nacional da FENAJUFE sobre Saúde do Servidor e PJE. Tão logo a Federação disponibilize todo o material audiovisual, será feita a sua divulgação, bem como a do relatório a todos os filiados, que poderão ter acesso à íntegra do evento.

Cordialmente,

Direção do SITRAEMG

 

 

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags