Matéria veiculada hoje (3) pela Assessoria de Comunicação do Tribunal Regional Federal – Seção Judiciária do Estado de Minas Gerais, informa que juízes federais e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil/MG reuniram-se na tarde de terça-feira (2) para debater detalhes do movimento pela criação de um Tribunal Regional Federal em Minas Gerais. O encontro aconteceu no gabinete da Diretoria do Foro, em Belo Horizonte, onde o juiz federal João Batista Ribeiro, diretor, recebeu os advogados João Henrique Café de Souza Novais (Conselheiro Federal Suplente da OAB) e Stanley Martins Frasão.
O juiz João Batista Ribeiro explicou que o movimento é coordenado pela OAB e sociedade civil, atuando no sentido de conscientizar os parlamentares sobre a necessidade da criação de um TRF em Minas, uma vez que, entre outras razões, a maioria dos processos existentes no TRF 1ª Região ser de Minas Gerais.
A respeito do assunto, o presidente do SITRAEMG, Alexandre Brandi, declarou que o Sindicato vai participar efetivamente do movimento para conscientizar os parlamentares desta real necessidade e espera que “realmente haja um debate que envolva a sociedade civil e as entidades envolvidas no processo, para que tudo seja feito da forma mais democrática e benéfica para todos”. Fernando Neves, diretor jurídico do Sindicato, corroborou a declaração de Brandi e também enfatizou o envolvimento da entidade para que o Estado seja sede de um TRF.