Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

CPI da Previdência do Senado realizará audiência pública em São Paulo

Compartilhe

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo terá na próxima quinta-feira (14) audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Previdência (veja foto da CPI, acima, Geraldo Magela/Agência Senado)de vento, aberto ao público, ocorrerá às 9h no auditório Paulo Kobayashi. O tema do debate será “Devedor Contumaz: o grande causador do déficit previdenciário”.

O objetivo da audiência é discutir os impactos causados pelos grandes devedores da Previdência e a concorrência desleal. O devedor contumaz é aquele que faz do não pagamento de dívidas e tributos uma fonte de renda. Quando, por exemplo, uma empresa deixa de recolher tributos, é possível reduzir o custo de seus produtos. Assim, além do prejuízo aos cofres públicos, promove a concorrência desleal.

Soluções e alternativas para a melhoria do quadro da dívida ativa da União, em relação aos débitos da Previdência Social, também deverão ser debatidos no encontro. O evento contará com apoio da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e da Associação Paulista do Ministério Público.

A audiência pública em São Paulo é uma iniciativa do presidente da comissão, senador Paulo Paim (PT–RS). Segundo Paim, a intenção é mostrar para a sociedade os trabalhos desenvolvidos pela CPI desde que foi instalada.

– É importante [a realização da audiência] porque a população fica sabendo o que está acontecendo, qual é o papel da CPI e o que estamos fazendo – disse o senador à Rádio Senado.

Convidados

Para participar do debate, foram convidados Roberto Carvalho Veloso, presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil; Clarissa Cunha Navarro, procuradora da Fazenda Nacional; Renato Lopes Becho, juiz federal; e Paulo Penteado Teixeira Júnior, primeiro secretário da Associação Paulista do Ministério Público.

Representando a Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil, também devem comparecer à audiência Vilson Antônio Romero, assessor socioeconômico, e Mauro José Silva, diretor de defesa profissional e assuntos técnicos.

A CPI da Previdência foi instalada para investigar a contabilidade da Previdência Social a fim de verificar a sustentabilidade da área, esclarecendo a situação de receitas e despesas do sistema. A comissão deveria concluir os trabalhos até o início de setembro, mas o seu prazo de funcionamento foi prorrogado até o dia 7 de novembro, segundo requerimento aprovado pelo Plenário do Senado.

Como acompanhar e participar

Participe: http://bit.ly/audienciainterativa

Portal e-Cidadania: www.senado.gov.br/ecidadania

Alô Senado: 0800-612211

Convidados

“Os grandes devedores causam grave prejuízo nas contas da Previdência Social!”

Palestrante

  • Senador Paulo Paim, presidente da CPI da Previdência no Senado Federal

Debatedores

  • Roberto Carvalho Veloso – Juiz federal, Presidente da Ajufe
  • Heleno Torres – Professor titular do departamento de direito econômico, financeiro e tributário da Universidade de São Paulo (USP)
  • Renato Lopes Becho – Juiz federal
  • Edson Vismona – presidente do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO)
  • Paulo Penteado – Promotor de Justiça, Associação Paulista do Ministério Público
  • Wellington Viturino de Oliveira, Procurador da Fazenda Nacional, Chefe da Dívida Ativa da 3ª Região
  • Vilson Antônio Romero – Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP)
Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags