Na tarde de hoje (26/07), os coordenadores do SITRAEMG Carlos Humberto Rodrigues, Henrique Olegário Pacheco, Nestor Santiago e Dirceu José dos Santos, acompanhados da funcionária Lívia Marinho, participaram de uma reunião com o representante da UNIMED, para discutir sobre o reajuste da mensalidade do plano de saúde.
Na ocasião, o representante do convênio apresentou uma proposta de aumento de 22,59% no valor da mensalidade, que entraria em vigência a partir do dia 1º de Setembro. Segundo o negociador da UNIMED, esse reajuste se embasa no fato de que o índice de Variação do Custo Médico Hospitalar (VCMH), nos últimos 12 meses, atingiu 19%. Segundo ele, a esse índice se somaria, ainda, a elevação dos custos dos novos tratamentos autorizados pela Agência Nacional de Saúde (ANS), a exemplo da cirurgia bariátrica, que foi incorporada por determinação da ANS.
O representante do convênio também destacou que os usuários da Unimed/SITRAEMG têm utilizado mais o plano, elevando, assim, o índice de sinistralidade, e causando desequilíbrio contratual. Sugeriu, então, uma reflexão sobre a maneira recomendável de uso dos serviços ofertados, buscando a economia e otimização do contrato.
Para os coordenadores que se reuniram com o representante da Unimed, o aumento proposto é exagerado e onera, sobremaneira, o orçamento do servidor. Por isso, buscam uma alternativa que cause menos impacto para os filiados.
Os representantes do SITRAEMG agendaram uma nova rodada de negociações para o dia 07/08, a fim de buscar solução que atenda aos interesses da categoria.