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Considerações do SITRAEMG sobre os contratempos da Assembleia virtual do dia 24 de outubro

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A propósito dos contratempos havidos por ocasião da Assembleia Geral virtual que foi realizada no dia 24 de outubro, para eleição de três membros da Comissão Eleitoral, o SITRAEMG tem o seguinte a comunicar:

  1. O Sindicato solicitou relatório à Vogel, empresa responsável pela prestação do serviço de internet em sua sede, para que fosse devidamente explicado o corte súbito do acesso à rede pouco mais de uma hora antes do início da assembleia, obrigando coordenadores e funcionários a se deslocarem apressadamente para o Hotel Normandy, apesar de que as dificuldades encontradas também nesse novo endereço possam sugerir que o mesmo problema, em ambos os ambientes, tenha se originado do mau tempo que se verificou em toda a cidade de Belo Horizonte na mesma data. Conforme explicações da empresa, os problemas tiveram origem em um rompimento de rede em Guaratiba (RJ) e oscilações óticas no Barro Preto, em Belo Horizonte.
  2. Quanto à pequena interrupção verificada na plataforma virtual de acesso à assembleia, a empresa Relatasoft também já detectou a origem do problema. A empresa explica que o problema “ficou circunscrito única e exclusivamente no site auxiliar responsável pela gestão dos fluxos de áudio, vídeo e interações textuais de natureza informal”. E esclarece: “É essencial informar que o site formal de armazenagem dos dados de natureza jurídica e o sistema de votação não sofreram qualquer impacto nem fizeram parte do incidente”. Mas o Sindicato lembra que a próxima interação da empresa com os filiados ocorrerá ao longo do período que foi estabelecido em edital para a votação dos mesmos nos candidatos ao Conselho Fiscal e chapas concorrentes à Diretoria Executiva,  das 10h do dia 30 de novembro e as 12h59min59seg do dia 07/12, dentro do processo das Eleições SITRAEMG/2020. De qualquer forma, mesmo com a empresa já assegurando a presença de seus técnicos na retaguarda ao longo de todo o processo de votação, o Sindicato está solicitando que desloque um de seus técnicos para orientar os coordenadores e funcionários, na sede da entidade, durante todo o período. Esclareça-se, contudo, que a condução do processo eleitoral agora está a cargo da Comissão Eleitoral, conforme previsto no artigo 71 do estatuto do Sindicato, que, é claro, dará todo o apoio e suporte.
  3. O SITRAEMG faz questão de ressaltar que já tem a empresa de internet como parceira há um bom tempo, sem registros de falhas de acesso durante eventos presenciais ou mesmo por ocasião da assembleia geral extraordinária virtual ocorrida em 19 de setembro. Já a Relatasoft teve seus serviços contratados para a condução das Eleições SITRAEMG/2020, pela via eletrônica, com base na experiência comprovada da empresa na condução exitosa de votações eletrônicas para grandes instituições, incluindo eleições recentes do Sisejufe e Sintrajuf/RS, também da base da Fenajufe, e várias outras entidades sindicais, associativas e instituições diversas.
  4. Ademais, a realização de eventos virtuais é uma prática muito recente, que cresceu bastante em todo o mundo ao longo deste ano, em razão do necessário isolamento social recomendado pelos órgãos e profissionais de saúde por causa da pandemia do coronavírus, e, em consequência da sobrecarga, os contratempos são inevitáveis.

Por todo o acima exposto, o SITRAEMG conta com a compreensão de todos.

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