Confira o texto “A campanha Setembro Amarelo salva vidas!”, da filiada Tereza de Almeida Brito

Compartilhe

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O Sitraemg abraça a campanha e irá divulgar matérias sobre o tema ao longo deste mês. Confira, a seguir, o texto da filiada Tereza de Almeida Brito, que é oficiala de justiça, e abordou o assunto de forma detalhada.

A prevenção ao suicídio salva vidas!

Como surgiu o Setembro Amarelo e por que o símbolo da campanha é um laço de fita amarela? Essas são duas perguntas cujas respostas têm o objetivo de despertar a nossa atenção para um fenômeno que tem se tornado recorrente no mundo.

Vai aqui uma breve história: Em Westminster, no Colorado, nos Estados Unidos, vivia um jovem chamado Mike Emme, que era um adolescente habilidoso, gentil e amável. Ele era muito conhecido na cidade em razão de ter adquirido um Mustang 68, restaurado e pintado o mesmo de amarelo brilhante. Naquele lugar, o jovem passou a ser identificado com o carro, sendo apelidado, inclusive, de Mustang Mike. Porém, ninguém percebeu que Mike estava sofrendo com algum transtorno psicológico e, então, no dia 08 de setembro de 1994, ele tirou a própria vida, aos 17 anos de idade. Em seu funeral, seus pais fizeram uma cesta com laços de fita amarela e cartões com a mensagem: “Se precisar, peça ajuda”. Desde então, o mês de setembro e a fita amarela marcam os movimentos sobre a prevenção do suicídio.

No Brasil, desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo.

É nesse mês, no dia 10, o dia mundial de prevenção ao suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti-estigma do mundo!

Embora, o foco da campanha Setembro Amarelo seja prevenção ao suicídio, não se pode deixar de registrar o fato de que pessoas que já tentaram suicídio têm muito mais chances de tentar de novo e precisam de cuidado e atenção redobrados. Por isso, a POSVENÇÃO é, também, muito importante e diz respeito a encontrar estratégias para cuidar de pessoas que tentaram tirar a própria vida e sobreviveram. Elas podem tentar de novo e…de novo…Nesse sentido, dialogar, criar espaços afetivos, acolher, praticar a escuta ativa, não desconsiderar qualquer sinal, fala ou comportamento suicida e nutri-se de conhecimentos sobre o assunto são caminhos auspiciosos e que podem salvar muitas vidas.

Na nossa cultura, e em tantas outras, falar de suicídio é considerado perigoso e, portanto, é um tabu. É possível que o silêncio sobre o assunto tenha a ver com medo, vergonha e, talvez, falta de entendimento para uma abordagem detalhada. É necessário falar! A fala é um meio eficaz para quebrar barreiras e tomar um assunto mais conhecido. Por isso, desde que o tema seja tratado de forma adequada e responsável, não se pode deixar de fazer movimentos na busca de entender a complexidade desse fenômeno, que é capaz de afetar qualquer pessoa, seja qual for a sua origem, gênero, cultura, classe social e idade. E nós podemos ajudar a prevenir! Basta nos capacitar e nos envolver nas diversas ações de conscientização como, por exemplo, a Campanha Setembro Amarelo.

Dessa forma, nós o convidamos a fazer uma visita ao site oficial da campanha onde constam as diretrizes para divulgação e participação, além de um vasto material em forma de panfletos, cartilhas, folhetos, posts para as redes sociais, carta aos pais, responsáveis e educadores de crianças e adolescentes sobre automutilação e suicídio.

O material disponível no site oficial é muito diversificado e interessante. Acesse, faça download, leia com atenção e divulguem suas redes sociais, aplicativos de conversa, grupos de e-mail.

“A vida é a melhor escolha!”, eis o lema do Setembro Amarelo de 2022.

Fontes:
www.setembroamarelo.com
www.medicina.ufmg.br/setembroamarelo/#cartilha
www.setembroamarelo.com/blog

Tereza de Almeida Brito

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags