Confira o balanço do trabalho da assessoria parlamentar do Sitraemg, em Brasília

Compartilhe

Em 2023 a coordenação do Sitraemg contratou a empresa Consillium Soluções Governamentais para atuar, de forma coordenada com a direção, em Brasília, a favor das propostas e projetos  que favorecem servidoras e servidores.

O consultor parlamentar do Sitraemg,Thiago Queiroz, faz um balanço das gestões feitas pela entidade junto a deputados, senadores e entidades, em Brasília, para assegurar direitos dos filiados.

O diretor da Consillium Soluções Governamentais explica que a atuação ao longo do ano, no Congresso Nacional, deu-se em mais de 12 frentes de trabalho. O objetivo, em todas as reuniões com autoridades, assessorias e articulações com as caravanas de filiados, é evitar a retirada de direitos.

Igualmente, o trabalho busca fortalecer a luta por conquistas como a data-base, a antecipação de parcela da reposição salarial, o fim da contribuição previdenciária de aposentados e as carreiras.

Articulação faz a diferença

Um exemplo da atuação da consultoria é a PEC 220/2016, que  trata da data-base e prevê que servidores tenham, pelo menos, a reposição da inflação do período anterior.

“A proposta estava parada há bastante tempo no Congresso Nacional. Conseguimos a designação da deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) como relatora. Ela já apresentou relatório favorável na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Temos a expectativa de que, no inicio do ano, o relatório seja  levado para a Comissão Especial”, relata o consultor.

Em nome do sindicato, a consultoria também atua para retirar o dispositivo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que dificultaria o reajuste de benefícios do judiciário, limitando correção à inflação e vinculado percentual do Executivo.  Foi apresentada emenda á LDO, explica o consultor, que foi acolhida pelo relator da matéria e deve ser confirmada no plenário da Câmara em 2024.

Defesa do TRF6 e dos aposentados

Ao longo  das visitas aos parlamentares em 2023, explica o consultor, também foi feita sensibilização sobre a necessidade de estruturação do TRF6.

A coleta de assinatura em apoio à Proposição de  Emenda Parlamentar que vai atualizar a PEC 555/2006, que trata do fim contribuição previdenciária para servidores aposentados.

O coordenador do Sitraemg Alexandre Magnus avalia que, pela atuação e resultados em Brasília,  a consultoria contratada está sendo um grande diferencial para a atual direção da entidade.

Assista ao vídeo

 Assessoria de Comunicação

Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags