Atendendo à convocação feita pela Diretoria Executiva do SITRAEMG, diretores de base se uniram aos coordenadores do Sindicato no último fim de semana (sábado, 10, e domingo, 11) em mais um Encontro do Conselho Deliberativo, realizado no hotel fazenda Canto da Siriema, no município de Jaboticatubas, Região Metropolitana de Belo Horizonte.
No segundo e último dia do encontro, os participantes discutiram e deliberaram sobre as propostas levantadas por eles mesmos na tarde do dia anterior, distribuídos em três grupos. As propostas versaram sobre: realização das eleições da diretoria executiva e do conselho fiscal (gestão 2017/2020) por sistema eletrônico; e balanço e perspectivas da atuação sindical e elaboração de propostas.
Uso do sistema eletrônico nas eleições do Sindicato em 2017
Quanto ao primeiro item, representantes do SITRAEMG explicaram que decidiram discutir o assunto porque o estatuto da entidade, em seu artigo 71, prevê que: “Havendo viabilidade técnica poderá ser adotado o sistema de eleição por meio eletrônico, cabendo à Comissão Eleitoral estabelecer regulamentação específica para essa modalidade de eleição, zelando pela devida segurança ao pleito”. Foi informado que o Sindicato conheceu o sistema Elegere, da empresa Sivea, de São Paulo, já tendo ido inclusive àquela cidade para conhecê-lo, e constatou que o sistema é eficiente e segundo, até mesmo pelas ótimas referências que obtiveram instituições que o utilizaram em suas eleições – casos, por exemplo, do Palmeiras e do Corinthians, que são eleições bastante complexas e difíceis. Além disso, o sistema é totalmente auditável e fica disponível por 5 dias, durante 24 horas/dia, ao longo das eleições, proporcionando uma ampla votação por todos os filiados. O custo total do seu uso durante o processo eleitoral é de R$ 38 mil. Após ampla discussão e esclarecimentos, ficou acordado que será formada uma comissão de filiados do TRE para também para conhecer e avaliar o sistema junto a representantes da empresa. Esse encontro poderá ser na sede da empresa, em São Paulo, ou mesmo na sede do Sindicato, caso os representantes da Sivea se disponham a vir a Belo Horizonte.
Outras decisões
– Manutenção do Coral do SITRAEMG, o Arte em Canto, até o final da atual gestão, e da parceria com o coral Acordo e Acordes, do TRT, com sessão da sede para os ensaios, contribuição mensal e divulgação das apresentações, pois ambos oferecerem oportunidades aos filiados de atuarem como coralistas e colaboram para a divulgação do SITRAEMG – e, consequentemente, da categoria – junto à população.
– Fundo de greve – aprovado, por unanimidade, o aumento dos atuais 5% para 10% da arrecadação mensal de contribuições dos filiados. A diretoria foi autorizada a aplicar em fundos mais rentáveis, diferentes de poupança, mas seguros.
– Doações aos movimentos sociais – foi ratificada autorização para concessão de doações a movimentos sociais, sobretudo aqueles que estejam envolvidos nas lutas que também sejam de interesse da categoria.
– Projeto “Café com ideias” – reuniões eventuais promovidas pelos diretores de base em seus locais de trabalho para levar informações e debaterem questões pertinentes à categoria, devendo os participantes também fornecerem informações e fotos para divulgação nas mídias do Sindicato. Caberá ao Sindicato instrumentar e capacitar os Diretores de Base e oferecer lanche simples nas reuniões a serem realizadas. O projeto será ajustado aos poucos, de acordo com as demandas e necessidades.
– Apoiar a luta contra a reforma da educação.
Houve, ainda, várias outras propostas de encaminhamentos. Porém, todas elas já em plena execução pela diretoria do SITRAEMG, tais como envio de e-mails aos parlamentares e outros políticos, mapeamento dos políticos no Congresso favoráveis à reforma da Previdência, para divulgação de seus nomes; unificação das manifestações com outros sindicatos e entidades e movimentos sociais; promoção de cursos de formação política para diretores de base, incluindo novos servidores (que não sejam diretores de base).
Balanço de gestão
Quando ao balanço relativo à atual gestão, foi demonstrado o reconhecimento do trabalho que está sendo realizado pela atual diretoria, não só a atuação política e sindical, mas também o Jurídico, o Pé na Estrada, encontros regionais e o DSTCAM (Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral).