Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Confira as deliberações do Encontro do Conselho Deliberativo do SITRAEMG

Compartilhe

Atendendo à convocação feita pela Diretoria Executiva do SITRAEMG, diretores de base se uniram aos coordenadores do Sindicato no último fim de semana (sábado, 10, e domingo, 11) em mais um Encontro do Conselho Deliberativo, realizado no hotel fazenda Canto da Siriema, no município de Jaboticatubas, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

No segundo e último dia do encontro, os participantes discutiram e deliberaram sobre as propostas levantadas por eles mesmos na tarde do dia anterior, distribuídos em três grupos. As propostas versaram sobre: realização das eleições da diretoria executiva e do conselho fiscal (gestão 2017/2020) por sistema eletrônico; e balanço e perspectivas da atuação sindical e elaboração de propostas.

Uso do sistema eletrônico nas eleições do Sindicato em 2017

Quanto ao primeiro item, representantes do SITRAEMG explicaram que decidiram discutir o assunto porque o estatuto da entidade, em seu artigo 71, prevê que: “Havendo viabilidade técnica poderá ser adotado o sistema de eleição por meio eletrônico, cabendo à Comissão Eleitoral estabelecer regulamentação específica para essa modalidade de eleição, zelando pela devida segurança ao pleito”. Foi informado que o Sindicato conheceu o sistema Elegere, da empresa Sivea, de São Paulo, já tendo ido inclusive àquela cidade para conhecê-lo, e constatou que o sistema é eficiente e segundo, até mesmo pelas ótimas referências que obtiveram instituições que o utilizaram em suas eleições – casos, por exemplo, do Palmeiras e do Corinthians, que são eleições bastante complexas e difíceis. Além disso, o sistema é totalmente auditável e fica disponível por 5 dias, durante 24 horas/dia, ao longo das eleições, proporcionando uma ampla votação por todos os filiados. O custo total do seu uso durante o processo eleitoral é de R$ 38 mil. Após ampla discussão e esclarecimentos, ficou acordado que será formada uma comissão de filiados do TRE para também para conhecer e avaliar o sistema junto a representantes da empresa. Esse encontro poderá ser na sede da empresa, em São Paulo, ou mesmo na sede do Sindicato, caso os representantes da Sivea se disponham a vir a Belo Horizonte.

Outras decisões

– Manutenção do Coral do SITRAEMG, o Arte em Canto, até o final da atual gestão, e da parceria com o coral Acordo e Acordes, do TRT, com sessão da sede para os ensaios, contribuição mensal e divulgação das apresentações, pois ambos oferecerem oportunidades aos filiados de atuarem como coralistas e colaboram para a divulgação do SITRAEMG – e, consequentemente, da categoria – junto à população.

– Fundo de greve – aprovado, por unanimidade, o aumento dos atuais 5% para 10% da arrecadação mensal de contribuições dos filiados. A diretoria foi autorizada a aplicar em fundos mais rentáveis, diferentes de poupança, mas seguros.

– Doações aos movimentos sociais – foi ratificada autorização para concessão de doações a movimentos sociais, sobretudo aqueles que estejam envolvidos nas lutas que também sejam de interesse da categoria.

– Projeto “Café com ideias” – reuniões eventuais promovidas pelos diretores de base em seus locais de trabalho para levar informações e debaterem questões pertinentes à categoria, devendo os participantes também fornecerem informações e fotos para divulgação nas mídias do Sindicato.  Caberá ao Sindicato instrumentar e capacitar os Diretores de Base e oferecer lanche simples nas reuniões a serem realizadas. O projeto será ajustado aos poucos, de acordo com as demandas e necessidades.

– Apoiar a luta contra a reforma da educação.

Houve, ainda, várias outras propostas de encaminhamentos. Porém, todas elas já em plena execução pela diretoria do SITRAEMG, tais como envio de e-mails aos parlamentares e outros políticos, mapeamento dos políticos no Congresso favoráveis à reforma da Previdência, para divulgação de seus nomes; unificação das manifestações com outros sindicatos e entidades e movimentos sociais; promoção de cursos de formação política para diretores de base, incluindo novos servidores (que não sejam diretores de base).

Balanço de gestão

Quando ao balanço relativo à atual gestão, foi demonstrado o reconhecimento do trabalho que está sendo realizado pela atual diretoria, não só a atuação política e sindical, mas também o Jurídico, o Pé na Estrada, encontros regionais e o DSTCAM (Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral).

Confira a galeria de fotos do Encontro

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags