Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Começa o 8º Congresso Ordinário do SITRAEMG

Compartilhe

O 8º Congresso Ordinário do SITRAEMG comecou por volta de 19h30 desta sexta-feira, dia 16 de maio, no Hotel Tauá, em Caeté. Cerca de 116 filiados participam do evento, que acontece até o próximo domingo, dia 18. Participaram da mesa de abertura do evento o presidente do TRT de Minas, Paulo Sifuentes, o diretor-geral do Tribunal, Luis Paulo Faleiro, o ex-deputado federal Sérgio Miranda, além da presidente do Sindicato, Sonia Peres, da diretora de Comunicação, Lucia Bernardes e do presdiente da Assojaf, Roberto Carlos Dias.

Em seu discurso, Sifuentes falou sobre conquistas e desafios do movimento sindical brasileiro. O presidente parabenizou o SITRAEMG pelos avanços nesses 17 anos de existência. “O servidor público pode e deve trabalhar consciente de seu papel na instituição. E, nesse mister, reafirmo o compromisso desta presidência de proporcionar os instrumentos administrativos necessarios a capacitação e reciclagem profissional dos serventuarios da Casa”, destacou.

Sifuentes destacou, ainda, que ainda há muito trabalho a ser feito pelo movimento sindical. Entre os desafios existentes, Sifuentes citou o impedimento de sindicalização de determinadas categorias e o fato de que o direito de sindicalização no serviço público e desconhecido na América Latina.

Análise de conjuntura
O ex-deputado federal Sérgio Miranda fez uma análise da conjuntura nacional e destacou a necessidade de se resgatar um movimento social independente no Brasil. Segundo ele, o país acompanhou um processo de mudança que ocorreu em nível mundial com a eleição de Lula, em 2002, como lider de esquerda. Entretanto, a mobilização social no Brasil vive uma “certa ilusao de participacao, a autonomia do movimento social não aparece”, destacou.

Sérgio Miranda falou sobre o papel do SITRAEMG e da categoria para o avanço da democracia brasileira. “O SITRAEMG tem como responsabilidade exercer sua ação cidadã, aprofundando discussões sobre os grandes temas da agenda brasileira”, ressaltou.

Regimento Interno
Por volta de 22h, os participantes aprovaram o Regimento Interno do congresso.

Transmissão ao vivo
Durante os três dias de trabalhos do congresso, a Rádio SITRAEMG faz a cobertura em tempo real. Os servidores que não estão presentes no evento poderão acompanhar todas as discussões pela rádio, além de entrevistas e flashes ao vivo. Para ouvir, basta clicar no ícone da rádio, no canto superior direito da página.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags