O grupo de entidades contra a PEC 287/16, da qual o SITRAEMG faz parte, se reuniu na tarde de ontem (15/01) para avaliar os resultados da primeira ação de luta contra a aprovação da Reforma da Previdência e definir as próximas medidas.
Na avaliação dos dirigentes, o trabalho está surtindo efeito, uma vez que sete deputados federais de Minas Gerais enviaram seus vídeos afirmando suas posições contrárias a proposta do governo, após solicitação do grupo. Veja os vídeos aqui.
O grupo acredita que o número de vídeos contrários à reforma irá aumentar nos próximos dias, a medida que os deputados e suas assessorias estejam retornando às atividades na segunda quinzena de janeiro.
As entidades decidiram que é hora de enfrentar o problema nas zonas eleitorais de cada deputado. Por isso, a partir dessa semana outdoors serão espalhados nas cidades de maior incidência de voto dos parlamentares solicitando à população que fique atenta ao posicionamento deles. Além disso, panfletagem com os rostos dos congressistas serão entregues para os cidadãos locais.
Outra medida que vai dar maiores garantias de enfreamento é o envio de notificação extrajudicial para os deputados. O objetivo é demonstrar ao deputado a seriedade da proposta e constituir prova de que o mesmo está ciente das consequências de votar contra a sociedade.
Caravana Brasília 2018
O governo tem pretensão de colocar a PEC 287/16 para apreciação no dia 19/02. De forma a barrar essa ação e pressionar o voto contrário, as entidades sindicais, associações e centrais estão programando uma caravana para Brasília, ainda sem previsão de data – é necessário aguardar a inserção da matéria na pauta dos deputados.
Fique atento para futuras convocações. Ou nós lutamos contra a PEC 287/2016, ou ficaremos sem aposentadoria!
Texto retirado e alterado do site Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Minas Gerais (SINDSEMPMG)