Comando Nacional de mobilização discute perspectivas de derrubada do Veto e estratégias de mobilizações hoje no Congresso

Compartilhe

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira, 17, na sede da Fenajufe, o Comando Nacional de Mobilização e membros da direção da Federação fizeram breve balanço acerca da mobilização nos últimos dias, discorreram sobre as possibilidades de derrubada do Veto na sessão agendada para as 19 horas do Congresso Nacional e traçaram as estratégias de articulações a serem colocadas em prática no dia de hoje em torno da causa.

reuniao1

No início da reunião, também esteve presente o assessor parlamentar da Fenajufe, Antônio Augusto Queiroz. Foi deixada a avaliação de que tudo que a categoria teria que fazer pela derrubada do Veto 26 já foi feito. Queiroz orientou os servidores a irem aos gabinetes e cobrar deles o comparecimento à sessão e a votar pelo “não” ao veto. O coordenador geral da Fenajufe Adilson Rodrigues foi ainda mais detalhista, dizendo que os servidores devem atuar junto aos parlamentares que estão com a categoria, pedindo para que compareçam e registrem sua presença, garantindo, assim, o quorum necessário à instalação da sessão.

Rodrigues informou que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), havia garantido o acesso de servidores à Casa, mas que não permitirá a entrada em locais como o Salão Verde, que dá acesso ao plenário, e o Anexo II. Mas a direção da Fenajufe continuará tentando a liberação dos servidores para os demais locais, como as galerias e plenário.

Depois de amplas discussões, ficou decidido que a Federação negociaria com a direção da Casa e deixaria listas com nomes indicados pelo Comando, para que estes tenham acesso aos setores estratégicos da Câmara. A divisão se dará  da seguinte forma: na galeria, o coordenador geral do SITRAEMG e coordenador da Fenajufe Alexandre Magnus, a coordenadora da Fenajufe Mara Weber e representantes de três sindicatos: Sindjus-DF, Sintrajud e Sindiquinze; no Salão Verde, 38 servidores, incluindo um representante de cada Sindicato indicado por sua respectiva entidade.

reuniao2

Foi pedido que, durante a sessão, os servidores evitem qualquer coro ou palavras de ordem com teores ofensivos aos parlamentares e procurem manter um discurso afinado entre eles, para não confundir os deputados e senadores ou prejudicar a luta pela derrubada do Veto. Também ficou decidido que todos os esforços serão no sentido da garantia do quorum e a derrubada do Veto. Mas o grupo coordenado por Magnus e Mara Weber deve ficar atento para orientar os parlamentares aliados a se decidirem em caso de possibilidade iminente de a sequência da votação caminhar para a manutenção do Veto.

A reunião do CNM também decidiu que o ato de hoje será realizado ao lado do Senado Federal. O Comando e a direção da Federação recomendaram aos servidores não caírem na provocação de pessoas que poderão ser infiltrados para tumultuar o ato, que deverá transcorrer em clima pacífico.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags