CJF aprova extinção da Subseção de Contagem

Compartilhe

 Na segunda-feira, 26 de junho, o Plenário do Conselho da Justiça Federal (CJF) aprovou a extinção da Subseção de Contagem.

Por 11 votos a 1, a maioria do Plenário seguiu o voto divergente da desembargadora Mônica Sifuentes, presidenta do TRF6. O Órgão autônomo é formado por seis ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e pelos seis presidentes dos Tribunais Regionais Federais.

Com a decisão, o CJF aprova a reestruturação de unidades da Justiça Federal no interior de Minas Gerais. Apresentada pela Presidência do TRF6, a reestruturação prevê a transferência das três varas federais da Subseção de Contagem para Belo Horizonte.

O site da Subseção Judiciária de Minas Gerais informa que “os cargos e funções remanescentes serão redistribuídos para a SSJ de Belo Horizonte e o TRF6”.

A reestruturação também prevê a instalação de duas Unidades de Atendimento Avançado em Contagem e em Betim.

A relatora do processo, ministra Maria Thereza de Assis Moura votou contra a proposta de reestruturação. Acabou vencida, entretanto.

Próximos passos da luta

Desde abril, o Sitraemg fez gestões junto aos membros do CJF buscando sensibilizá-los aos prejuízos que a extinção da Subseção de Contagem irá causar.

A unidade atende cerca de 1,2 milhões de habitantes de seis municípios, que com a extinção precisarão se deslocar até Belo Horizonte para terem acesso à Justiça Federal.

De acordo com a assessoria jurídica do sindicato, há um procedimento sobre essa questão tramitando no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Sitraemg irá intervir neste procedimento.

Avaliação

O coordenador do Sitraemg David Landau critica a decisão do CJF de não se opor à decisão do TRF6 de extinguir a Subseção de Contagem. “Há 20 anos, a Justiça Federal em Minas se interiorizou para prestar um serviço melhor à população. Agora, com a criação do TRF6, o objetivo é melhorar ainda mais esse serviço e não ao contrário, como estão fazendo”, argumenta.

Ele reforça que o sindicato seguirá nessa luta buscando atuar junto a outros órgãos. “Queremos trabalhar juntos com o MPU, com o TCU, com a OAB, que tem sido nossa aliada nessa luta”, pontua.

“Vamos recorrer a todas as instâncias, começando pelo CNJ, em defesa dos direitos dos servidores da Justiça Federal e dos direitos do conjunto da população que precisa uma Justiça Federal em todo o Estado”, afirma.

Veja o vídeo

Leia mais

Sitraemg defende manutenção da Subseção de Contagem em reunião com membro do CJF

Nova direção do sindicato se reuniu com a Diretoria-Geral do TRF6

Sitraemg atua no CJF para barrar extinção da Subseção de Contagem

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags