VEJA AS FOTOS
Palestra sobre conjuntura nacional, Reunião do Conselho Deliberativo, Assembléia Geral Extraordinária, homenagem às mulheres pelo seu Dia Internacional e o Lançamento da Revista Servidor em Foco agitaram o sábado, 8 de março, no SITRAEMG. Cerca de 100 diretores de base e filiados participaram dos eventos durante todo o dia.
No período da manhã, após informes gerais da diretoria do SITRAEMG, o professor da Universidade de Brasília (UnB), Ayran Lima, fez uma palestra sobre conjuntura política nacional. Durante a exposição, Lima defendeu a construção de um novo sindicalismo, que promova a solidariedade entre sindicatos de várias categorias. “Precisamos pensar sob a ótica daqueles que vivem do trabalho, sem corporativismo. Todos somos trabalhadores, independente de termos ou não formação superior”, disse o professor. Confira entrevista com o professor na TV SITRAEMG; para acessar, basta clicar no link da TV, no canto direito superior desta página.
Desfiliação da CUT
Após o almoço, às 14h, foram retomadas as atividades com a Reunião do Conselho Deliberativo, onde foram discutidos vários temas de interesse da categoria, com destaque para a decisão sobre manter ou não o SITRAEMG filiado a alguma Central Sindical. Esse ponto da pauta é o cumprimento do compromisso de campanha feito pela atual gestão durante as eleições da Diretoria Executiva para o biênio 2007/2009. (CLIQUE AQUI PARA VER A DELIBERAÇÃO APROVADA ACERCA DESTE E OUTROS ASSUNTOS).
Apoio unânime ao Movimento Tiradentes
Também foi aprovada, durante o Conselho, proposta de apoio ao Movimento Tiradentes, que visa a modificar a Lei de Inelegibilidade (LC 64/90), por meio de Projeto de Lei Complementar de iniciativa popular, fazendo inelegíveis todos os que tenham contra si uma investigação da Polícia Federal, um inquérito policial em andamento ou uma ação penal em trâmite, versando os crimes contra a economia popular, a fé pública, a administração pública, o patrimônio público, o mercado financeiro, a probidade administrativa, tráfico de entorpecentes, redução à condição análoga à de escravo, por abuso de poder econômico ou político, por terem contas públicas rejeitadas por irregularidade insanável e por crime eleitoral.
A proposta também prevê que serão igualmente inelegíveis os que tiverem pendências com o INSS, com a Secretaria da Receita Federal (Imposto de Renda), com o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e qualquer outra instituição de crédito pública, incluindo os bancos de fomento. A proposta também torna inelegíveis todos que, para fugir de processo dirigido à cassação, renunciem ao mandato, dando ao instituto da renúncia as dimensões de sua própria estatura moral.
AGE
Em seguida, a Assembléia Geral Extraordinária, que começou por volta das 17h, elegeu os 11 delegados que representarão o SITRAEMG na XIV Plenária Nacional da Fenajufe, que será realizada de 28 a 30 de março, em Recife (PE). Foi deliberado, durante a votação, que os quatro primeiros delegados seriam eleitos de forma paritária entre as justiças, de forma que os escolhidos são servidores da justiça trabalhista, militar, eleitoral e federal, respectivamente. Do quinto delegado eleito em diante, prevaleceu o critério de maior número de votos, e em caso de empate foi determinado que o critério é o de maior tempo de filiação ao Sindicato. Assim, foram eleitos:
Delegado(a) Órgão Votos
Alexandre Magnus TRT 42
Mário Alves JM 33
Lindalcy Oliveira TRE 31
Carlos Humberto Rodrigues JF 27
Áurea M. Parreira TRT 35
Artalide Lopes TRT 30
José Francisco Rodrigues TRT 30
Rosarlete Roedel TRE 30
Debora Mansur TRT 28
Alexandre Brandi TRE 27
Jair Lemos TRE 26