Nesta quinta-feira, 21, aconteceu mais uma recepção dos novos servidores empossados do TRT. O SITRAEMG, representado por dois dos seus coordenadores – Alan da Costa Macedo e Sandro Luis Pachedo – esteve presente na reunião, que começou às 13h30, para apresentar o Sindicato.
O coordenador geral Alan da Costa Macedo iniciou a apresentação falando sobre a importância dos servidores se filiarem. Falou sobre a necessidade de união da categoria, com uma representação política importante, um jurídico forte, e bom plano de convênios.
Alan criticou o STF e o papel do mesmo contra a reposição salarial dos servidores; a compra de votos do PMDB pelo governo petista (com os cargos em ministérios) para impedir a derrubada do veto 26 e todo o processo de desvalorização daqueles que, verdadeiramente, “carregam o piano”. Falou, ainda, sobre a PEC da data-base como projeto político de autoria do SITRAEMG. Nas palavras do coordenador, “ter um sindicato forte, e independente para enfrentar todo e qualquer governo ou parlamentar que se posicionam contra os servidores, é essencial”.
Prosseguindo com a apresentação, Alan esclareceu sobre a participação financeira dos filiados, dizendo que 0,7% do salário é um percentual muito baixo, considerando a série de vantagens que o SITRAEMG oferece. Nessa seara, o coordenador destacou todas vantagens: plano de convênios; programa de Cursos de Extensão e aperfeiçoamento gratuitos, destacando a importância para adicional de qualificação; defesa administrativa e judicial pelo Jurídico; Ações Coletivas diversas e, principalmente, a atuação política do Sindicato junto aos parlamentares para resolução dos problemas macro da categoria.
Em seguida, Alan disse aos novos servidores que os Diretores Sindicais não ganham “um tostão” a mais para exercerem a tarefa de sindicalistas e precisam estar longe dos seus familiares e passar por muitas situações constrangedoras. Mas havia o lado bom: a recompensa de, ao lutar pelos interesses da sua categoria, poder influenciar para deixar um legado para as novas gerações.
O coordenador Sandro Pacheco falou aos ouvintes sobre o “Projeto Pé na Estrada”, que tem como objetivo visitar in locu os servidores do interior, mostrando que o Sindicato está bem próximo e preparado para auxiliá-los no que precisarem. Sandro também falou dos convênios do Sindicato no interior, o que levantou grande interesse dos participantes, que em sua maioria serão alocados em cidades do interior.
No término da apresentação, os coordenadores perguntaram se havia alguém interessado em se filiar. Aproximadamente 20 servidores manifestaram interesse, mas nem todos quiseram tirar foto. Feliz com a grande adesão, o coordenador geral concluiu: “É vendo o brilho nos olhos de quem começa e sabendo que enfrentarão grandes mazelas daqui para a frente é que nos sentimos motivados para trabalhar por vocês. Parece que foi ontem que eu estava nesse lugar e, de lá pra cá, muita coisa mudou. Que bom que vocês nos deram as mãos… Assim, nos sentimos mais fortes”.