Durante a oficina de percussão, os participantes do Bloco A Justiça Não é Cega, escolherem o tema do próximo samba-enredo para o carnaval de 2024.
O grupo vai homenagear Maria Bernadete Pacífico, a Mãe Bernadete. Ialorixá e líder da Coordenação de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas, na Bahia, ela foi assassinada no dia 17 de agosto deste ano, aos 72 anos.
Mãe Bernadete lutou em defesa da integridade de seu território, que abrigava 300 famílias na região metropolitana de Salvador. Mas 20 tiros tiraram sua vida, dentro de casa, na frente dos netos.
Pouco antes de ser assassinada, Mãe Bernandete explicou à presidente do STF, Rosa Weber, a sensação angustiante de viver sitiada e com medo.
Para o coordenador do Sitraemg, e um dos fundadores do Bloco, Carlos Cabeça, a homenagem reforça a missão do grupo que é denunciar o racismo estrutural e contribuir para a igualdade racial, por meio da cultura.
Tudo certo para o pré-carnaval 2024
A coordenação do Sitraemg participou de reunião com Belotur, Bombeiros e BHtrans, realizada no dia 11 de dezembro, segunda-feira. O sindicato foi representado pelos coordenadores Carlos Cabeça e Nelson da Costa.
Desde a reunião, o Sitraemg está de posse do alvará para a apresentação pré-carnaval do Bloco, dia 3 de fevereiro de 2024, sábado, a partir das 13 h.
A concentração e a apresentação do Bloco serão em frente à sede do Sitraemg, na rua Euclides da Cunha, 14, Prado, Belo Horizonte.
O coordenador Carlos Cabeça destaca que os ensaios da percussão do Bloco são realizados toda sexta-feira, a partir de 19h. “O filiado e filiada que desejam participar devem nos procurar, pois ainda dá tempo de fazer parte do Bloco”.
Leia mais
11 de fevereiro tem desfile do bloco A Justiça não é cega
Tudo pronto para a apresentação do bloco A Justiça Não É Cega. Confira a programação
Assessoria de Comunicação
Sitraemg