BH vai celebrar a 11ª Romaria das Águas e da Terra

Compartilhe

Há mais de 10 anos, as Romarias das Águas e da Terra são realizadas em Minas Gerais. Elas são manifestações político-religiosas que buscam a transformação da sociedade. A 11ª edição da atividade acontecerá em Belo Horizonte,no próximo domingo, 19/8/2007. No encontro, os “romeiros” chamam a atenção para os grandes problemas que afetam a Minas e o Brasil, sobretudo na questão ambiental. Entre outras denúncias, a Romaria enfatiza a privatização das águas (dizendo não à transposição do Rio São Francisco); a morte de cursos d’água na região de BH; a mineração predatória; o alto custo da energia elétrica.

Organizadas pela Igreja Católica, as Romarias visam mostrar que a terra e as águas são elementos sagrados e que, por isso, merecem defesa incansável. As denúncias de opressão e injustiças contra os trabalhadores do campo e da cidade também permeiam as mobilizações. Assim, na manifestação de domingo, não faltarão clamores contra a exclusão nas cidades; o desemprego; a falta de moradia e de direitos sociais. Além disso, a reestatização da Vale do Rio Doce e a democratização dos meios de comunicação também farão parte das reivindicações.

A concentração para a “11ª Romaria das Águas e da Terra” será no Viaduto Ulisses Guimarães (Via Expressa, perto da estação Calafate do metrô), a partir das 5 horas da manhã. Na seqüência, os romeiros fazem caminhada até a Praça da Estação, onde ocorre a celebração final da Romaria. Além da Comissão Pastoral da Terra e da Arquidiocese de Belo Horizonte, esse encontro de fé e justiça recebe apoio de inúmeras entidades sociais.

Fonte: Comissão Pastoral da Terra

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags