Ato Público no TRT convoca para atividades em BH e Brasília nos próximos dias

Compartilhe

Foi na frente do prédio do TRT da rua Mato Grosso, em Belo Horizonte, que os servidores do Judiciário Federal em Minas reuniram-se desta vez para Ato Público e paralisação de duas horas, dentro do calendário de mobilizações pela aprovação do PL 6613/2009, proposto pela Fenajufe. O tempo fechado e frio na capital mineira fez com que a presença no ato fosse menor, mas em nada alterou a disposição dos presentes em se manifestar contra o descaso do governo federal, que enrola não só os servidores do Judiciário, mas também de diversas categorias, em greve desde meados de junho.

O coordenador de finanças do SITRAEMG José Francisco Rodrigues foi o primeiro a se manifestar e criticou a falta de preocupação não só do governo, mas também dos tribunais, com a situação do servidor do Judiciário. Rodrigues se referia ao TRT mineiro, que promoverá, no próximo dia 10, um evento de valorização dos magistrados, sem nenhuma referência aos servidores, parceiros fundamentais no trabalho dos juízes. O coordenador aproveitou para chamar a atenção, mais uma vez, para a necessidade de união dos trabalhadores em busca de sua valorização: “temos que nos unir e mostrar o que queremos, a categoria precisa acordar”.

O coordenador de finanças do SITRAEMG José Francisco Rodrigues fala ao microfone no Ato, tendo à sua direita os servidores do TRE de Caratinga, que vieram participar da mobilização (Foto: Erinei Lima)

Tendo em vista as notícias veiculadas na imprensa nos últimos dias, está claro que o governo Dilma Rousseff não pretende afrouxar a corda no “cabo de guerra” com os trabalhadores que reivindicam reajustes. Muito pelo contrário, a estratégia é “enrolar” para apresentar propostas, até que o prazo de 31 de agosto, quando a Lei Orçamentária Anual – LOA será enviada ao Congresso, esteja perto demais para que as categorias reajam. Até agora, somente os professores das universidades federais receberam resposta do governo, como citou Carlos Antônio Ferreira, servidor do TRT mais conhecido como “Ovo”. “Porque vocês acham que o governo fez uma proposta aos professores? Porque eles estão unidos e mobilizados”, apontou o servidor, que complementou: “não temos escolha, a responsabilidade está nas nossas mãos. Se não arregaçarmos as mangas e formos para a rua, ficaremos sem aumento e não poderemos reclamar com ninguém”.

Ficou desde já agendado novo Ato Público e AGE (veja edital ao término desta matéria) para a próxima quarta-feira, dia 8, das 12h às 14h, em frente ao prédio do TRE na avenida Prudente de Morais, 100, no bairro Cidade Jardim. Os coordenadores-gerais Hebe-Del Kader, Lúcia Maria Bernardes de Freitas, Adriana Corrêa Valentino estiveram no Ato, também como os coordenadores sindicais Hélio Ferreira Diogo, Débora Melo Mansur e Artalide Lopes Cunha. Os servidores do TRE de Caratinga (Zonas Eleitorais 71 e 72), Fabrício Rezende e Arilson Carvalho, também fizeram questão de prestigiar a mobilização: “achamos importante apoiar, é preciso mobilizar pelo PCS”, declarou Fabrício.

Pressão sobre a cúpula do Judiciário

Hebe-Del Kader (à direita), fala aos servidores da responsabilidade do trabalhador na formação de um sindicato e de uma mobilização fortes (Foto: Erinei Lima)

O presidente do Supremo Tribunal Federal – STF, ministro Carlos Ayres Britto, também foi lembrado no ato. Britto, que já soma duas reuniões com a presidente Dilma Rousseff  desde que assumiu o posto, em 19 de abril deste ano, ainda não conseguiu arrancar um compromisso da governante sobre o reajuste dos servidores. A aposentada da Justiça do Trabalho Etur Zehuri disse, ao microfone, que é preciso pressionar o STF e os tribunais superiores para que eles pressionem o Executivo. “Não podemos esperar mais, porque a força ‘lá em cima’ [governo] é muito grande. Se não endurecermos, não conseguiremos nada”, protestou a ex-servidora.

O coordenador-geral do SITRAEMG Hebe-Del Kader somou à crítica de Etur o fato de que, apesar dos três anos de luta pela aprovação do PCS, pouco ou nada se fez a respeito disso na mídia e nestes tribunais. O sindicalista reforçou o chamamento para que a categoria se envolva mais nas atividades do Sindicato e nas mobilizações, fazendo uma convocatória para a próxima Marcha Nacional unificada, que será realizada em Brasília, no próximo dia 15. “O trabalhador tem responsabilidade na construção de um sindicato forte e de uma mobilização de sucesso. Se até 31 de agosto não conseguirmos mudar nada, aí sim, amargaremos nem sei quantos anos sem nada”, alertou Hebe-Del.

Encerrando o ato em frente ao TRT, a coordenadora-geral Lúcia Maria Bernardes convocou os servidores a comparecerem ao próximo ato público, agendado para acontecer em frente ao TRE, em Belo Horizonte, e juntou-se ao coro de manifestantes para incentivar os colegas a participarem “sem medo” das atividades de mobilização. “Vejam quanto de poder aquisitivo estamos perdendo – vamos ter coragem para participar, vamos nos conscientizar e fazer alguma coisa agora, antes que as dificuldades cresçam”, concluiu Lúcia.

Edital de Convocação

Assembleia Geral Extraordinária

O SITRAEMG – Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Estado de Minas Gerais, por meio dos seus coordenadores gerais, em conformidade com as previsões contidas nos artigos 13, inciso II, 14, inciso I, 15 e 16, do seu Estatuto, convoca seus filiados para Assembleia Geral Extraordinária a realizar-se no dia 08 de agosto de 2012, quarta-feira, às 12h30, em primeira chamada, e às 13h, em segunda e última chamada, em frente ao prédio do TRE (Avenida Prudente de Morais, 100, bairro Cidade Jardim, Belo Horizonte), para deliberar sobre a mobilização pela aprovação do PL 6613/2009 e para eleger delegados para a próxima Reunião Ampliada da Fenajufe.

Belo Horizonte, 02 de agosto de 2012.

Adriana Corrêa Valentino
Hebe-Del Kader Batista Bicalho
Lúcia Maria Bernardes de Freitas

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags