Ato no TRE demonstra um novo ânimo na luta pela derrubada do veto

Compartilhe

Marcando a retomada do recesso parlamentar, bem como, das férias de muitos servidores do PJU, o ato dessa quarta-feira, 5 de agosto, ocorrido no TRE se mostrou mais robusto e animado que o das semanas anteriores. Cerca de 200 servidores se reuniram na porta do tribunal.

IMG_2505

O coordenador do SITRAEMG Celio Izidoro abriu o ato com informações sobre o quadro de greve nacional, segundos os dados da FENAJUFE apenas Sergipe e Goiás suspenderam as atividades da greve, mas mantendo o estado de greve. Os demais 24 estados e o DF permanecem em greve. O coordenador também tranquilizou os servidores em relação as portarias, “Não precisamos temer as portarias, mesmo nos lugares que ela é mais impositiva como no TRT, que exige 40% de presença nas varas, se conseguirmos 60% dos servidores na rua, a população vai sentir a greve e isso é importante.”

IMG_2502

Célio ainda falou sobre os tramites do veto 26 (Antigo PLC 28/15) e sua dinâmica de avaliação pelo congresso, segundo o coordenador existe uma promessa do presidente do Senado Renan Calheiros de que o projeto entre em pauta no dia 18 de agosto, “Apesar da promessa, não podemos depositar nossas fichas nesse congresso, por isso é importante que reforçar a mobilização e levar milhares à Brasília nesse dia”, afirmou o coordenador.

IMG_2507

Os servidores também falaram sobre a imperativa busca por apoio dos parlamentares. Segundo os dados do site Amigos do Judiciário, os sindicatos em sua articulação nacional já tem a maioria do congresso comprometida com a derrubada do veto, mas novamente Célio alertou os servidores, “não podemos subestimar a capacidade do governo de cooptação desses deputados, já temos visto liberações de verbas para as bases aliadas”, o coordenador preveniu que para ter uma margem de segurança é preciso conseguir dobrar esse número.

grafico

IMG_2512

O Servidor da Justiça Federal, Nestor Santiago falou que o momento agora é de reconstruir a maior greve da história do Judiciário Federal. O servido disse que está otimista em relação a derrubada do veto e fez duras críticas à Dilma e Lewandowski, “Um governo que da 4,9 bilhões de reais pra emendas parlamentares e não tem 1,5 bilhão que eh a parcela desse ano do nosso projeto, não pode dizer que não tem dinheiro!”

IMG_2508

A servidora Alzira, do TRE, pediu aos servidores para que tenham um maior cuidado com as informações divulgadas pelo whatsapp. Segundo ela há muitos boatos circulando, e isso atua como um fator de desmobilização da categoria, “vamos acessar mais as nossas fontes oficiais! se a informação não foi divulgada o site do Sindicato ou da FENAJUFE, é melhor ter paciência e aguardar”. Após as falas o ato terminou com o hino nacional.

IMG_2520

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags