Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Ato no STF pela dignidade dos servidores: manifestantes cobram empenho de Lewandowski pelo PL 7920

Compartilhe
Faixas cobravam mais empenho do Supremo frente ao governo federal em garantir o reajuste dos servidores do Judiciário
Faixas cobravam mais empenho do Supremo frente ao governo federal em garantir o reajuste dos servidores do Judiciário

Seguindo deliberação da última reunião Ampliada da Fenajufe, em 30 de novembro, foi realizado na tarde de ontem (quarta-feira, 10), o “Ato nacional no STF pela dignidade dos servidores”, no qual sindicatos de todo o Brasil cobraram do ministro Ricardo Lewandowski o cumprimento do que prometeu em seu discurso de posse, quando disse que buscaria melhorar a autoestima de magistrados e servidores por meio de remuneração digna e oportunidades de aperfeiçoamento – entre outras propostas.

Os servidores de Minas Gerais foram representados pelos coordenadores do SITRAEMG Igor Yagelovic (gerais) e Mário Alves (regional), além dos servidores Vicente Paulo Passos (aposentado do TRT – e sua filha Ayra, que auxiliou nos trabalhos) e Fernando Guetti (servidor do TRE em Araguari). O grupo chegou a Brasília na terça-feira, 9, realizando nesses dois dias, junto com outros representantes sindicais, um trabalho de corpo a corpo com parlamentares em busca de apoio à aprovação do PL 7920/2014 (o que aconteceu nesta manhã – veja aqui).

Servidores concentraram-se em frente ao prédio do STF e então seguiram em caminhada até o Palácio do Planalto
Servidores concentraram-se em frente ao prédio do STF e então seguiram em caminhada até o Palácio do Planalto

Segundo relato de Igor Yagelovic, o ato contou com a presença de centenas de participantes. Após se concentrarem e colocarem faixas nas grades que circulam o prédio do STF, os manifestantes seguiram em caminhada até o Palácio do Planalto. O discurso exigia mais empenho do presidente do Supremo, ministro Ricardo Lewandowski, na negociação da reposição salarial da categoria. Em frente ao Palácio do Planalto, os servidores também cobraram da presidente Dilma Rousseff que encerre logo as negociações e dê o aval para a aprovação do projeto, preferencialmente em Plenário.

Após a aprovação na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) o projeto segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, de lá, para o Plenário da Câmara. Ainda é necessário conseguir a inclusão da verba para implementação da reposição salarial no Anexo V do Orçamento, lembrando que até dia 22 de dezembro a LOA (Lei Orçamentária Anual) será votada. “A pressão tem que ser feita para que incluam definitivamente o PL no orçamento”, salienta Igor Yagelovic.

“Foi muito bom. Fizemos muito barulho. O aparado de segurança montado pelo STF já dá a dimensão da grandiosidade do nosso ato”, comemora Mário Alves, relatando que os servidores presentes, aproveitando a proximidade do Palácio do Planalto, posicionaram-se também em frente “QG” da presidente da República, Dilma Rousseff, gritando palavras de ordem contra o governo. “Fizemos uma grande manifestação. Mas tudo transcorreu de forma bastante pacífica”,  esclarece. 

Leia mais sobre o ato dessa quarta-feira, em Brasília:

Da Fenajufe: Ato cobra do STF aprovação da reposição dos servidores junto com o aumento para juízes e procuradores

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags