Ato nesta 3ª defende PCS no STF, que confirma ‘negociação’ com Lula após eleição

Compartilhe

A poucos dias da manifestação desta terça-feira (28), que reunirá representantes da categoria da maioria dos estados do país em Brasília, o diretor-geral do Supremo Tribunal Federal, Alcides Diniz, disse a dirigentes da federação nacional (Fenajufe) que o ministro Cezar Peluso pretende procurar o presidente Lula após o dia 3 de outubro para defender o PL 6613/2009. “Esse assunto será resolvido entre os presidentes Peluso e Lula, mesmo que o atual governo leve essa demanda para quem for eleito em outubro. O ministro continua firme em seu compromisso em defesa do projeto original, que está tramitando na Câmara”, disse Diniz.

O diretor do STF, porém, não sinalizou em momento algum que a aprovação da proposta que revisa o plano de cargos e salários esteja garantida. Ao contrário, segundo divulgado pela Agência Fenajufe de Notícias, Diniz chegou a ressaltar a importância de a categoria se manter unida em torno da defesa do projeto.

Participaram da reunião com o diretor-geral do STF, ocorrida na sexta-feira (24), os coordenadores da Fenajufe Cledo Vieira, Fátima Arantes e Gérner Matos, além do dirigente do Sindjus-DF Berilo Leão. Os servidores expuseram à Diniz a insatisfação da categoria com a não inclusão da previsão de recursos para o PL 6613 na LOA de 2011 (Lei Orçamentária Anual). Também criticaram o fato de apenas terem sido garantidos recursos para o reajuste dos magistrados. 

Reunião ampliada dia 9 de outubro

Pelo menos quinze sindicatos já confirmaram que vão enviar representantes a Brasília para o ato que ocorrerá na manhã desta terça (28), em frente ao STF, durante sessão do Conselho Nacional de Justiça. O SITRAEMG participará.

No Mato Grosso, a greve por tempo indeterminado no Judiciário Federal continua. Na Justiça do Trabalho do Amazonas e Roraíma, os servidores decidiram parar também por tempo indeterminado a partir de 29 de setembro, dia seguinte ao ato no STF. No Rio Grande do Sul, a assembleia da categoria aprovou uma paralisação de 24 horas no dia 28. Alguns sindicatos convocaram atos públicos também para os estados no dia 28, caso de São Paulo e Rio Grande do Sul, dentre outros.

As entidades que já confirmaram o envio de representações ou caravanas a Brasília são as seguintes: Sintrajud (São Paulo), Sindijufe (Mato Grosso), Sinjutra (Paraná), Sitraemg (Minas Gerais), Sindjus-AL (Alagoas), Sinjufego (Goiás), Sisejufe (Rio de Janeiro), Bahia, Sinpojufes (Espírito Santo), Sindjufe (Mato Grosso do Sul), Sintrajuf (Pernambuco), Sintrajufe (Rio Grande do Sul), Sindiquinze (TRT-15 – Campinas e interior SP), Sintrajuefe (Ceará, JF), Sitra (Amazonas e Roraíma, JT).

Os sindicatos também já começaram a eleger representantes para participar da reunião ampliada da federação marcada para o dia 9 de outubro, que terá como tema de pauta a preparação de uma possível nova greve nacional da categoria.

Por Hélcio Duarte Filho, com dados da Agência Fenajufe de Notícias

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags