A poucos dias da manifestação desta terça-feira (28), que reunirá representantes da categoria da maioria dos estados do país em Brasília, o diretor-geral do Supremo Tribunal Federal, Alcides Diniz, disse a dirigentes da federação nacional (Fenajufe) que o ministro Cezar Peluso pretende procurar o presidente Lula após o dia 3 de outubro para defender o PL 6613/2009. “Esse assunto será resolvido entre os presidentes Peluso e Lula, mesmo que o atual governo leve essa demanda para quem for eleito em outubro. O ministro continua firme em seu compromisso em defesa do projeto original, que está tramitando na Câmara”, disse Diniz.
O diretor do STF, porém, não sinalizou em momento algum que a aprovação da proposta que revisa o plano de cargos e salários esteja garantida. Ao contrário, segundo divulgado pela Agência Fenajufe de Notícias, Diniz chegou a ressaltar a importância de a categoria se manter unida em torno da defesa do projeto.
Participaram da reunião com o diretor-geral do STF, ocorrida na sexta-feira (24), os coordenadores da Fenajufe Cledo Vieira, Fátima Arantes e Gérner Matos, além do dirigente do Sindjus-DF Berilo Leão. Os servidores expuseram à Diniz a insatisfação da categoria com a não inclusão da previsão de recursos para o PL 6613 na LOA de 2011 (Lei Orçamentária Anual). Também criticaram o fato de apenas terem sido garantidos recursos para o reajuste dos magistrados.
Reunião ampliada dia 9 de outubro
Pelo menos quinze sindicatos já confirmaram que vão enviar representantes a Brasília para o ato que ocorrerá na manhã desta terça (28), em frente ao STF, durante sessão do Conselho Nacional de Justiça. O SITRAEMG participará.
No Mato Grosso, a greve por tempo indeterminado no Judiciário Federal continua. Na Justiça do Trabalho do Amazonas e Roraíma, os servidores decidiram parar também por tempo indeterminado a partir de 29 de setembro, dia seguinte ao ato no STF. No Rio Grande do Sul, a assembleia da categoria aprovou uma paralisação de 24 horas no dia 28. Alguns sindicatos convocaram atos públicos também para os estados no dia 28, caso de São Paulo e Rio Grande do Sul, dentre outros.
As entidades que já confirmaram o envio de representações ou caravanas a Brasília são as seguintes: Sintrajud (São Paulo), Sindijufe (Mato Grosso), Sinjutra (Paraná), Sitraemg (Minas Gerais), Sindjus-AL (Alagoas), Sinjufego (Goiás), Sisejufe (Rio de Janeiro), Bahia, Sinpojufes (Espírito Santo), Sindjufe (Mato Grosso do Sul), Sintrajuf (Pernambuco), Sintrajufe (Rio Grande do Sul), Sindiquinze (TRT-15 – Campinas e interior SP), Sintrajuefe (Ceará, JF), Sitra (Amazonas e Roraíma, JT).
Os sindicatos também já começaram a eleger representantes para participar da reunião ampliada da federação marcada para o dia 9 de outubro, que terá como tema de pauta a preparação de uma possível nova greve nacional da categoria.
Por Hélcio Duarte Filho, com dados da Agência Fenajufe de Notícias