Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Ato Nacional em Brasília: caravana do SITRAEMG marca presença junto a três mil servidores

Compartilhe
Caravana mineira foi uma das mais participativas no Ato Nacional, em Brasília. (Foto: Janaina Rochido)

Cerca de três mil pessoas participaram do Ato Nacional na tarde de hoje, 8, em frente ao prédio do STF, em Brasília. Como já anunciado ao longos dos últimos dias, lá estava também o SITRAEMG, representando a categoria mineira com uma caravana de 33 servidores – sendo pessoas de BH, Uberlândia, Poços de Caldas e aposentados -, que levaram à capital federal toda a força e barulho que a greve está fazendo em Belo Horizonte e interior. O objetivo é a caravana permanecer em Brasília até quarta-feira, dia 9, para acompanhar a sessão da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público – CTASP e fazer um trabalho de corpo-a-corpo com os deputados federais, no intuito de sensibilizá-los para a causa da revisão salarial.

Antes das 15h, horário marcado para o início do ato, já havia servidores em frente ao Anexo II do STF – base dos gabinetes dos ministros e do CNJ – fazendo um chamamento à participação e cantando músicas de incentivo, como o Xote da Greve e o Melô do PCCR, este último feito em Brasília. A delegação mineira foi uma das primeiras a se juntar a este grupo, com suas faixas pregadas nos muros e estendidas na grama. Após a chegada de mais servidores e a saudação, pela organização, das várias caravanas presentes, os participantes foram convocados a darem a volta nos prédios do STF, o que fizeram cantando em coro: “Ô Peluso, negocia / valoriza a categoria”. Ao som de muitas cornetas, apitos, buzinas e fogos de artifício, os caminhantes pararam em frente à sede do Supremo, onde fizeram alguns minutos de vigília, para então retornarem à concentração.

Veja mais fotos da caravana mineira abaixo:

[nggallery id=20]

Greve em todo o Brasil

O presidente do SITRAEMG, Alexandre Brandi, foi um dos dirigentes que deu informes e palavras de apoio aos manifestantes. (Foto: Janaina Rochido)

De volta à concentração, o dirigente da Fenajufe, Jean Loiola, que conduziu o ato e falava em nome da federação, destacou a importância da participação de todos na atividade e da unidade da categoria em torno do PCS, em um momento no qual as administrações dos tribunais superiores tentam minar o movimento com liminares e ameaças. O dirigente orientou a categoria a se manter nas ruas e não recuar até a aprovação do PL 6613/09 e elogiou a garra dos servidores: “a categoria está de parabéns, pois não se intimida com as ameaças do governo”, afirmou, para então chamar cada estado a dar seus informes sobre o movimento.

Alexandre Brandi, presidente do SITRAEMG, contou aos participantes que a greve em Minas está com ótima adesão e destacou a participação ativa dos aposentados, oficiais de justiça e agentes de segurança, que vêm dando grande força ao movimento. “Greve até o fim e no país todo”, disse Brandi, acrescentando que “a categoria precisa estar unida para vencer as tentativas do governo de barrar o PCS”. O presidente do Sindicato mineiro ainda criticou a atitude das administrações dos tribunais superiores, que, disse ele, em um momento prometem negociar a favor dos servidores e no seguinte tomam atitudes para desmobilizar a categoria, o que ele classificou como “jogo duplo”.

Todos os estados que foram ao microfone reafirmaram a disposição de permanecer em greve e teceram duras críticas ao comportamento da cúpula do Judiciário, que parece ter “se dobrado às vontades do Executivo”, conforme dito por vários dirigentes. Como apontado por eles, falta “comprar a briga” dos servidores, mas, nem por isso, a categoria pode desanimar: “Se pararmos a greve, seremos massacrados”, alertou Alexandre Brandi.

Próximos passos

Conforme já decidido pelo Comando Nacional de Greve em reunião da semana passada, na manhã desta quarta-feira, 9, os servidores em greve irão à CTASP pedir apoio na abertura de um diálogo com o governo para fechar acordo sobre negociação orçamentária do PL 6613/09. A concentração será a partir das 9h30, no plenário 12 do Anexo II. A caravana de Minas Gerais também marcará presença na reunião da Comissão e, após a mesma, pretende conversar com os deputados mineiros sobre o PCS.

Na oportunidade, os servidores grevistas de todos os estados, na ocasião representados pelo Comando Nacional de Greve, também entregarão uma carta aos parlamentares, explicando os motivos da greve da categoria e reafirmando a necessidade de uma negociação efetiva, já que o tempo está se esgotando, com a proximidade da Copa do Mundo e do recesso parlamentar. Em Belo Horizonte os atos públicos continuam normalmente, sendo a próxima concentração a partir das 13h de quarta-feira, em frente à Justiça Federal, na Avenida Álvares Cabral, 1805, bairro Santo Agostinho. [veja aqui o calendário completo]

(Com informações da Fenajufe)
Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags