Ato e AGE em Belo Horizonte: críticas à proposta do STF e manutenção da greve

Compartilhe

Caravana a Brasília para o próximo dia 18 e assembleia no dia 20 fazem parte das atividades da próxima semana

IMG_2782

Uma grande manifestação, com quase 400 servidores, na tarde de hoje, 14, seguida de assembleia geral extraordinária, em frente ao prédio do TRT da Rua Mato Grosso, mostrou a grande indignação dos servidores do Judiciário em Minas frente à proposta de reposição salarial apresentada pelo STF, na última quarta-feira. Por unanimidade, a assembleia aprovou, dentre outros, pela continuidade da greve, com ida a Brasília na próxima terça-feira, 18, data provável para apreciação dos vetos no Congresso, e outra assembleia para o dia 20, em frente ao prédio da Justiça Federal (Av. Álvares Cabral, 1741).

Os presentes a AGE, ao microfone, se manifestaram de forma contundente rechaçando a postura do STF, ao apresentar uma proposta que rebaixa os valores já fixados no projeto original de reposição salarial, o PLC 28/15, de origem do próprio STF. Confira ao término desta matéria as fotos do ato e AGE de hoje que contaram com a presença de servidores de Divinópolis, Pará de Minas, Monte Azul, Sete Lagoas e Ouro Preto.

1 – Informes gerais

Os informes gerais das mobilizações realizadas nesta semana, em Brasília (DF), em defesa da reposição salarial dos servidores, foram passados pelo coordenador geral do SITRAEMG Alexandre Magnus. Ele informou que cerca de 70% dos parlamentares mineiros estão ao lado dos servidores. “Visitamos todos os gabinetes de deputados e senadores, cumprindo assim, nosso dever”, destaca Magnus, lembrando o compromisso do líder do PSDB no Senado, senador Cássio Cunha Lima, que informou que todos os membros do partido votarão pela derrubada do veto. Na sequencia, leu para os colegas os nomes de todos os congressistas que já declaram apoio à derrubada (confira aqui).

1.1 – Reunião no STF

Sobre a reunião do STF e Fenajufe, no último dia 12, da qual participou ao lado dos diretores de base do SITRAEMG Fernando Guetti e Hebe-Del Kader, dentre vários outros representantes sindicais e diversos coordenadores da Fenajufe, Magnus informou que, diferentemente da postura de algumas direções sindicais, criticou e questionou o diretor geral do STF, Amarildo Vieira, acerca da proposta apresentada, que traz um rebaixamento frente ao projeto original (PLC 28/15), além do parcelamento em quatro anos, enquanto o PLC 28/15 traz um parcelamento em três anos. Destacou, ainda, o pedido feito pelo servidor Fernando Guetti, ao diretor geral do STF, pelo não envio daquela proposta ao Congresso, afim de não atrapalhar o andamento do PLC 28/15.

Na sequencia, o coordenador sindical informou sobre a indicação do Comando Nacional de Greve (CNG) pelo fortalecimento da greve pela derrubada do veto – o que foi aceito, como já anunciado, por unanimidade entre os servidores nesta tarde.

1.2 – Apelo a Renan Calheiros

Já oficializado pela Fenajufe, e ratificado pelo SITRAEMG, Alexandre Magnus informou sobre a conversa que teve com o presidente do Senado, Renan Calheiros, na última quarta (relembre aqui), ao lado de outros colegas sindicalistas, dentre os quais, o representante de São Paulo, Antônio Melquíades, o Melqui. Na conversa, o pedido de urgência para pautar o veto ao PLC 28/15, com inversão de pauta, para a próxima terça-feira, 18. Na avaliação do coordenador sindical, Calheiros se “escorregou” e deixou a impressão de que o veto só será pautado se Câmara e Senado o quiserem. “Por isso, a necessidade de intensificar os trabalhos junto aos líderes partidários, além de lotar Brasília na próxima terça”, destaca Magnus.

1.3 – Pela derrubada do veto

Magnus informou também sobre a reunião que teve, acompanhado pelo diretor de base Fernando Guetti, com líder do PDT/RO no Senado, senador Acir Gurgacz, que ratificou apoio à derrubada e inversão da pauta (veja aqui). Da mesma forma, Magnus citou os senadores Randolfe Rodrigues, Cássio Cunha Lima e Ronaldo Caiado, também visitados pelos servidores mineiros nesta semana e que já manifestaram apoio.

Nesse sentido, a fim de ampliar a lista de líderes partidários pela derrubada do veto, Alexandre Magnus pediu aos colegas que acessem o site do Sindicato (veja aqui) e que enviem mensagens àqueles parlamentares pedindo o apoio.

Deliberações da AGE

Continuidade da greve pelo menos até o próximo dia 20, quando da realização de outra AGE,

– Caravanas a Brasília em 18/8,

-AGE dia 20/8, em frente ao prédio da Justiça Federal (Av. Álvares Cabral, 1741 – Sto. Agostinho – BH),

– Rejeição ao Projeto apresentado pelo STF,

– Luta pela derrubada do veto e pela reposição salarial,

– Ajuda financeira com o teto máximo de R$ 10 mil a sindicatos do Judiciário Federal que estão impossibilitados de enviar representantes a Brasília neste momento decisivo para a categoria, em defesa do projeto de reposição salarial – sendo de R$ 2 mil por ônibus e estado,

– Ajuda de custo de meia diária para servidores não filiados, que forem a Brasília nesta terça, 18, em caravana,

-Moção de repúdio à Polícia Militar do Distrito Federal e seus mandatários, que agiram com truculência agredindo servidores federais em manifestação no dia 12/08/2015 – com pedido à Federação para providências,

– Moção de repúdio à Polícia Militar de Minas Gerais, bem como seus mandatários (governo e prefeitura), contra ação policial a manifestantes em Belo Horizonte, no dia 12/08/2015, contra o aumento da passagem no município,

– Moção de apoio ao Sindicato coirmão Serjusmig – Sindicato dos Servidores da Justiça de Primeira Instância do Estado de Minas Gerais – que, em plena campanha salarial, está judicialmente proibido de veicular em seu site, material (vídeos, fotos, cartazes, imagens) ou qualquer outro meio com a figura de tubarão ou caricaturas de qualquer magistrado vinculado ao TJMG,

– Apoio aos sindicatos do Judiciário Federal de oposição ao Governo (sobrestada a questão de valores para avaliação posterior),

– Aprovação do “Kit Derrubada do Veto”, com a confecção de vuvuzelas, protetores auriculares, camisas, cartazes “pirulitos”, faixas e bonés.

Filiações durante o ato

A Direção do SITRAEMG parabeniza a todos aqueles servidores que se filiaram ao Sindicato na tarde de hoje, durante a manifestação. Foram quase vinte novas filiações, que certamente contribuirão para o fortalecimento da entidade. Alexandre Magnus relatou que o número de filiados cresceu consideravelmente nesse pouco mais de um ano da atual gestão. “Eram 4.195 filiados, agora já ultrapassou a casa dos 4.700”, destaca. Aos novos filiados, o desejo de boas-vindas da entidade.

Caravanas

Também motivo de satisfação para a diretoria do Sindicato e demais colegas na busca pela aprovação do PLC 28/15, o número de servidores inscritos para a caravana a Brasília no próximo dia 18 tomou corpo durante o ato público desta sexta-feira. Cientes da necessidade de pressionar o Congresso pela aprovação da tão esperada e justa reposição salarial, em pouco tempo, mais de 30 servidores se inscreveram. O SITRAEMG informa que levará 6 (seis) ônibus completos a Brasília na próxima semana.

IMG_2746

IMG_2718 IMG_2721 IMG_2722 IMG_2725 IMG_2730 IMG_2735 IMG_2737 IMG_2740 IMG_2743  IMG_2751 IMG_2754

IMG_2768 IMG_2755

IMG_2782 IMG_2758 IMG_2759  IMG_2775 IMG_2778    IMG_2794

IMG_2787 IMG_2808 IMG_2811

IMG_2791 IMG_2812

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags