Aposentados: SITRAEMG participa de reunião especial do Mosap em São Paulo

Compartilhe

A coordenadora do Núcleo de Aposentados e Pensionistas do SITRAEMG Artalide Lopes Cunha e a aposentada e filiada Gilda Bandeira Falconi (também ex-dirigente do Núcleo) estiveram em São Paulo na última semana (dia 20), na Reunião do Instituto Mosap (Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionistas). Excepcionalmente, a reunião foi realizada fora de Brasília, no auditório da Unafisco, com a finalidade de homenagear os fundadores e idealizadores do Mosap, Domingos Travesso e Idelbrando Zoldan.

A coordenadora do Núcleo de Aposentados e Pensionistas do SITRAEMG Artalide Lopes Cunha (à esquerda), um dos homenageados da reunião, Domingos Travesso e a aposentada do TRE-MG e filiada Gilda Bandeira Falconi (Foto: Cedida por Gilda Bandeira Falconi)

Vários sindicatos e associações nacionais também compareceram ao encontro, cuja pauta também incluía a discussão de estratégias de ação em defesa da PEC 555/06, tendo em vista que o Congresso este ano deverá funcionar somente até o primeiro semestre, pela realização das eleições e da Copa do Mundo.

Nascimento do Mosap

Domingos Travesso e Idelbrando Zoldan relembraram a gênese do Mosap na reunião que os homenageou. Tudo começou em 1991, na Associação da Categoria dos Auditores Fiscais do Tesouro Nacional (Acaf/SP) de São Paulo, que deu inclusive apoio financeiro à nova entidade, dada a situação precária dos servidores aposentados naquela época. Os aposentados tinham rendas paralelas para complementar seus salários, já que a paridade ainda não existia, assim como a integralidade. Outra bandeira levantada desde então pelos fundadores foi a extinção da contribuição previdenciária após a aposentadoria.

Mesa de honra da reunião do Mosap: ao centro, de paletó claro, Domingos Travesso e, ao seu lado, o atual presidente do Mosap, Edison Guilherme Haubert (Foto: cedida por Gilda Bandeira Falconi)

O movimento foi oficialmente fundado em 21 de março de 1992, visando preservar os direitos dos aposentados e pensionistas estabelecidos no Art. 40 § 4º e 5º da Constituição Federal de 1988, tendo em vista a revisão programada para 1993. Travesso e Zoldan empreenderam várias viagens à Brasília para conversar com parlamentares para mostrar a situação de penúria que os aposentados passavam. Ao fim dessa árdua “peregrinação” pela capital federal, a causa foi bem sucedida e a Constituição manteve intactos os direitos dos aposentados.

A despeito de muitas e inúmeras manobras que se sucederam para driblar os direitos dessas pessoas, a luta de Travesso e Zoldan continuou e tornou o Mosap uma entidade consolidada, com cerca de 700 outras entidades filiadas, incluindo o SITRAEMG.

Anulação da Emenda 41

Um grande baque na luta dos aposentados foi a Emenda Constitucional 41/2003, aprovada pelo governo Lula. A EC quebrou a garantia da isenção da contribuição previdenciária – assim, o Instituto Mosap entrou com uma ação na Organização Internacional do Trabalho (OIT) e começou a trabalhar pela propositura da PEC 555/06, que restabelece essa isenção. Gilda Falconi e Artalide Cunha, inclusive, questionaram sobre a viabilidade jurídica de se pleitear a anulação da Emenda, mas, de acordo com o Mosap, por se tratar de assunto constitucional, é preciso esperar a manifestação do Supremo Tribunal Federal (STF) e uma oportunidade política e jurídica favoráveis.

Segundo informações trazidas por Artalide e Gilda, serão realizadas diversas audiências públicas nas Câmaras Municipais dos estados para sensibilizar a base parlamentar a favor da PEC. Em Belo Horizonte, essa audiência deve ser realizada em 17 de março – quando, certamente, o SITRAEMG estará presente com os aposentados mineiros do Judiciário Federal, que estão sempre presentes nas lutas da categoria e atividades sindicais. “Vamos encher aquele auditório. É uma obrigação nossa comparecer a essa audiência, é um compromisso assumido”, destacou Artalide.

Gilda Bandeira Falconi, que já foi coordenadora do Núcleo de Aposentados e Pensionistas do SITRAEMG, fala aos presentes durante a reunião (Foto: cedida por Gilda Bandeira Falconi)

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags