Aposentados reunem-se durante a XVI Plenária Nacional da Fenajufe para debater ações em prol do segmento

Compartilhe

Magali Marcondes, Lúcia Bernardes e Fátima Arantes: aposentados precisam cobrar da federação mais representação nas entidades (Foto: Janaina Rochido)

Logo após o final da apresentação das teses e antes do almoço, no início da tarde deste sábado, 4 de junho, um grupo de aposentados, convocados pela diretora executiva da Fenajufe, Fátima Arantes, reuniu-se para discutir ações para fomentar a organização do segmento nos sindicatos e na federação. Juntamente com Fátima, estavam as coordenadoras do SITRAEMG Lúcia Bernardes e Artalide Lopes e a aposentada e delegada do Sindicato, Leda Moraes.

Conforme explicou Lúcia, o objetivo da reunião era cobrar da Fenajufe que volte a realizar os encontros anuais de aposentados e incentive a criação e manutenção dos núcleos de aposentados nos sindicatos brasileiros. O grupo também pautou – ainda que rapidamente –  outras questões que preocupam os inativos, como as PEC 555 (contribuição previdenciária) e 270 (aposentadoria proporcional por invalidez) e o projeto que trata da previdência complementar do servidor público, o PL 1992.

Artalide Lopes, aposentada e coordenadora do SITRAEMG (Foto: Janaina Rochido)

Uma das principais cobranças dos aposentados é uma maior representação destes na diretoria da Fenajufe e nas diretorias dos sindicatos estaduais e não somente como “massa de manobra”ou para “levantar bandeirinhas”, protestaram. “A luta dos aposentados é a luta de todos, pois de um acidente para a aposentadoria é um pulo”, alertou Vera Lúcia Pinheiro, aposentada do Sisejufe-RJ, ao chamar a atenção para a quantidade de jovens aposentados. Maria Helena Garcia, do Sintrajud-SP, também cobrou atenção aos aposentados que tem dificuldades de locomoção, logo, não podem participar das atividades, sugerindo que os sindicatos disponibilizassem transporte para aqueles nessa situação.

A reunião deu a oportunidade dos presentes conhecerem Fátima Arantes, do Sindjus-DF, agente de segurança que está prestes a se aposentar. Ela também é representante do Coletivo Nacional de Aposentados – CONAP, da Fenajufe, e a partir de agora é responsável por levar à diretoria da federação as demandas dos aposentados. Junto com Magali Marcondes, do Sindiquinze-SP, ela prometeu fazer o máximo para que os aposentados sejam ouvidos: “não tenho experiência, mas essa é uma causa que eu quero defender, uma bandeira que eu quero levantar”, disse.

Veja algumas fotos da reunião:

[nggallery id=47]

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags