Ao ser ratificada, Convenção 151 da OIT já estaria em vigor, sustenta debatedor em seminário do MTE, em Brasília

Compartilhe

Como já foi informado em matéria publicada neste site (veja aqui os detalhes da abertura e primeiros debates do evento), a coordenadora de Formação Política e Organização Sindical do SITRAEMG Débora Melo Mansur participou do seminário sobre “A Democratização do Estado e a Participação dos Atores Sociais – Práticas Antissindicais e a Regulamentação da Convenção da OIT n. 151”, realizado nos dias 9 e 10 de maio (quinta e sexta-feira da semana passada), em Brasília (DF), sob a organização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em parceria com Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O debate sobre a democratização do Estado brasileiro, a Convenção 151 da OIT e as práticas antissindicais prosseguiram na tarde de quinta-feira e na manhã de sexta, com informações e exposições de pontos de vista e de impressões sobre as possibilidades de se abrir novos olhares sobre os temas. A seguir, detalhes desses debates, conforme informações da coordenadora do SITRAEMG:

“Monica Valente, representante da Internacional de Serviços Públicos (ISP  Brasil) disse acreditar que a cultura brasileira não é, ainda, democrática. ‘Nossa democracia é um bebê. Daí, a importância da ratificação e da regulamentação da Convenção 151. É difícil entrar na cabeça das pessoas. Por isso, é preciso institucionalizar os mecanismos de solução de conflitos. Temos visto na prática, observando as últimas  greves no nosso país, a quantidade de  ações e  discursos para acabar com o direito de greve, sob o argumento de regulamentá-lo. Na argentina, há trinta anos se negocia; isso já  faz parte da cultura deles’, relata Mônica, informando que A OIT elaborou um manual de negociação coletiva no setor público, disponível na  página dessa organização, e  pedindo que todos divulguem essa cartilha.

Já o procurador regional do Trabalho e coordenador da CONALIS (Cordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical), Gerson Marques, alertou que a Convenção 151 da OIT entrou em vigor no Brasil desde sua ratificação, pelo Ministério do Trabalho, em 2010, pois é norma de direito social, e o artigo 5º, parágrafos 1º e 3º da Constituição, garante que  sua eficácia é imediata. Outra questão salientada por Marques é que o objeto dessa Convenção são ‘negociação’ e ‘garantias’; ‘greve’ não é o seu objeto. A Convenção 151 trata da negociação coletiva na Administração Pública: conceitos básicos – artigos 1º, 7º e 8º tratam das garantias dos trabalhadores das entidades representativas e das entidades sindicais; artigos 1º, 4º, 6º e 9º (trab.); artigo 5º (entidades sindicais) trata dos mecanismos apropriados de negociação; artigos 7º e 8º. Greve não faz parte do seu escopo.  Pedro Armengol, da CUT (Central Única dos Trabalhadores), informou que, desde 2005, o governo tem forçado as centrais sindicais a aceitarem a regulamentação da greve como condição para regulamentar a negociação coletiva no serviço público.

Horácio Guido, especialista em Liberdade Sindical do Departamento de Normas da OIT, em suas considerações finais, destacou a importância do seminário para a tomada de consciência acerca de alguns problemas que eram desconhecidos por muitos, e que a OIT acompanhará e cobrará providências em relação às questões levantadas. Ressaltou que, também a partir da ratificação da Convenção 154 da OIT, pelo Brasil, o país já teria assumido a obrigação de adotar como norma a negociação no serviço publico com os trabalhadores. Não seria nem necessária a ratificação da Convenção 151, que também ocorreria posteriormente. Guido prosseguiu dizendo que ‘não temos que nos preocupar em regulamentar o direito de greve, e sim em estabelecer um diálogo com resultados’. Ou seja: que as mesas de negociação no serviço público sejam efetivas.

Encontro em Genebra

Durante o seminário, foi informado que, no próximo dia 5 de junho, será realizado o Encontro Anual da OIT, em Genebra, na Suiça, e que haverá a mesa ‘Informes dos países que ratificaram a Convenção 151’. O Brasil estará  presente.”

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags