Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Algumas perguntas e respostas sobre a situação do PCS

Compartilhe

Qual a atual situação do PCS?

O PCS, ou PL 6613/2009, que versa sobre o reajuste salarial dos servidores do Poder Judiciário Federal, atualmente está parado na Comissão de Finanças e Tributação – CFT, na Câmara dos Deputados.

Porque ele está parado?

1 – Porque o Supremo Tribunal Federal – STF, na figura de seu presidente, ministro Cezar Peluso, não cumpriu o seu papel de insistir na negociação junto à presidência da República. Agora, resta esperar que o novo presidente do Supremo, ministro Ayres Brito, que assume o posto em abril, leve adiante a causa e pressione a presidenta Dilma Rousseff. Também é possível o apoio da ministra Carmen Lúcia Rocha, atualmente no STF, mas que assumirá a presidência do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, também em abril. O SITRAEMG, em audiência com a ministra, pediu para que ela, junto ao ministro Ayres Brito, levasse essa necessidade de aprovação do PCS à presidência da república e ambos conduzissem a negociação.

2 – No ano passado, o PCS parou na CFT por falta de acordo e negociações entre os poderes para sua aprovação, além da intransigência do governo federal, que não cumpriu suas promessas de negociar com os servidores. Este ano, primeiro é preciso que os deputados voltem à atividade na Câmara e elejam os novos presidentes das comissões temáticas, para que os trabalhos possam continuar.

O que está sendo feito?

Há um calendário de lutas organizado por entidades de servidores públicos federais com atividades mobilizadoras para reivindicar mais dignidade no trabalho, melhores salários e contra a aprovação do PLP 549/2009, projeto que, na prática, leva ao congelamento salarial desta categoria por dez anos. A Fenajufe é uma das organizadoras dessas atividades, que se iniciam com o lançamento da Campanha Salarial, em 15 de fevereiro.

Em 28 de março haverá, dentro desse calendário de lutas, uma grande marcha de servidores a Brasília, da qual o SITRAEMG participará. A Fenajufe já informou que o PCS do Judiciário é uma das bandeiras que será oficialmente levantada na caminhada, junto com as outras reivindicações dos trabalhadores.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags