Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Agenda ambiental: Salve a Mata do Planalto – participe da audiência pública nesta quinta, 26

Compartilhe

Na próxima quinta-feira, 26, acontecerá uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Belo Horizonte, onde será discutida a questão da Mata do Planalto, conhecida também como Mata do Maciel. Ela ocupa uma área de cerca de 120 mil m² , tem cerca de 20 nascentes que alimentam o Rio das Velhas e acolhe 68 espécies de pássaros e diversos outros animais. De acordo com especialistas, ela é a última área verde da região norte da cidade e está correndo sério risco de desmatamento.

Divulgação
Divulgação

De acordo com informações do Blog dos alunos da Universidade Salgado de Oliveira, Campus BH, a concessão de uma licença prévia para a construção de um condomínio dentro da mata do Planalto, causou reação do Ministério Público (MPMG) e de associações de moradores, que vem estudando maneiras de barrar o empreendimento. “A autorização – primeira de uma série de três licenças necessárias – foi concedida pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam) em reunião no final de janeiro deste ano”, informa o Blog.

O empreendimento que será construído na mata prevê 760 apartamentos em quatro blocos de 16 andares, além de 1024 vagas de garagem. Em entrevista ao jornal “Estado de Minas”, a presidente da Associação Nacional de Defesa de Meio Ambiente Sustentável, Eugênia Soares, explica que além de toda a perda ambiental para a cidade, a obra causará um grande impacto social. “Vão colocar essa quantidade de apartamentos em uma região que não tem recurso hídrico, escolas, postos de saúdes e outros serviços essenciais que atendam tantas pessoas”, alerta Eugênia.

Ainda de acordo com a entrevista, Eugênia conta que os moradores da região já estão se movimentando para protestar contra a liberação da licença prévia, e que vem preparando mobilizações populares, além o agendamento para conversas com vereadores, deputados estaduais, secretário de meio ambiente e com o governador Fernando Pimentel. As informações são de que os envolvidos na causa já acionaram o Ministério do Meio Ambiente em Brasília e vão entrar com ações civis públicas, pedindo a suspensão da licença.

A realização da audiência pública agendada para o próximo dia 26, na Câmara, é resultado da manifestação dos moradores. Participe!

Sobre o assunto, assista aqui, a um vídeo publicado no último dia 18, via Youtube, que chama-nos a atenção para cuidar do último remanescente de Mata Atlântica de Belo Horizonte. O recado é dado por crianças. Confira!

Fonte: www.facebook.com/salveamatadoplanalto ; Estado de Minas e Blog dos alunos da Universidade Salgado de Oliveira, Campus Belo Horizonte

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags