AGE desta sexta delibera pela continuidade da greve, apagões, caravana a Brasília e outra AGE para o dia 28/8

Compartilhe

Após um intenso trabalho de corpo a corpo em Brasília (DF) nos últimos dias (terça, 18 e quarta, 19) em defesa do projeto de reposição salarial da categoria, servidores das três justiças (Federal, Trabalhista e Eleitoral), incluindo, dente outros servidores de Sete Lagoas, Contagem, Divinópolis e Uberlândia, reuniram-se na tarde de hoje, 21 em frente ao prédio da Justiça Federal em BH, onde deliberaram pela continuidade do movimento grevista, marcando outra Assembleia para a próxima sexta-feira, 28, às 13h30 em segunda chamada, a ser realizada em frente ao prédio da Justiça Federal (Av. Álvares Cabral, 1741 Sto. Agostinho – BH), além de mais uma caravana a Brasília (de 24 à 27/8) e apagões nos dia 25 e 26/8.

IMG_3121

O ato público e AGE de hoje foram conduzidos pelos coordenadores do SITRAEMG Vilma de Oliveira, Sandro Luis Pacheco, Célio Izidoro e João Sellera Bárbaro, que, depois de passados os informes aos servidores como, as recentes atividades em Brasília, calendário da Fenajufe (leia aqui), criação de mais uma caravana a Brasília, e o reforço da recém-criada campanha de filiação em massa, bem como pela arrecadação de fundos (de iniciativa dos próprios servidores para ampliar o caixa destinado ao fundo de greve) – relembre aqui -, foi dado espaço para os servidores se manifestarem.

Campanha de filiação

Os diretores de base Luiz Fernando Gomes e Lúcia Maria Bernardes, além do coordenador sindical João Sellera, destacaram a importância do Sindicato para os servidores, bem como do ato de se filiar. “Foram inúmeras as vitórias já alcançadas pela categoria através da ação do SITRAEMG, a exemplo disso, a recente conquista da isonomia entre as chefias de cartórios para servidores do TRE”, disse Luis Fernando, lembrando, ainda, que todas as ações feitas pelo Sindicato demandam dinheiro e, por isso, a necessidade de uma entidade forte. Corroborando a fala de Luis, Lúcia Bernardes acrescentou que, além do alto custo para manter as atividades sindicais, há ainda um desgaste físico muito grande dos colegas que participam de caravanas a Brasília; “se você ainda não é filiado, filie-se e participe das atividades em Brasília”, convidou. O coordenador sindical João Sellera parabenizou a luta dos servidores destacando que nunca viu movimento tão grande e coeso; “por isso, sua ajuda é de grande importância”, disse Sellera, ao informar sobre as contas do Sindicato disponíveis para depósito.

Brasília

Marco Antônio, da Justiça Federal/BH lembrou que, a partir de agora, o Veto 26 passa a trancar a pauta do Senado, o que favorece a categoria; “fomos vitoriosos com o cancelamento da sessão da última quarta, agora é lutar pela inclusão do veto na próxima sessão”, disse o servidor chamando a atenção dos colegas para a estratégia de Lewandowski, junto aos parlamentares, no sentido de que a categoria está satisfeita com o Projeto apresentado pelo STF, o PL 2648/15.

A servidora do TRT Mônica Coimbra também parabenizou a caravana, da qual fez parte, destacando que a de Minas foi a segunda maior, com cerca de 600 servidores, ficando atrás apenas de Goiás. Falou da grande organização do SITRAEMG dentro do Congresso Nacional, informando que os servidores se dividem em grupos e são orientados sobre o que falar com os parlamentares de forma não incomodá-los. O também diretor de base David Landau (TRT) destacou que ainda nada é certo para a próxima semana e que a categoria deve ir em peso à Capital Federal. “Não nos iludamos! Não é apenas com diplomacia que se resolve conflitos, temos que pressionar parlamentares e dirigentes do STF, temos que mostrar nosso barulho”, disse Landau, convocando os colegas a se filiarem e encher Brasília na próxima semana. Seguindo a mesma ideia, a servidora Thaís, do TRE, que também foi a Brasília, disse que os integrantes do Congresso Nacional precisam ver a categoria; “nosso movimento não pode enfraquecer!”, conclama.

De Divinópolis, o servidor Toninho, criticou a postura do STF ao apresentar o referido Projeto e, por isso, fez mais um apelo aos colegas que ainda não aderiram ao movimento; “temos que ampliar o movimento e fechar as portas do trabalho, aí sim, Lewandowski nos pedirá a bênção”, aposta o servidor. Dividindo a opinião, o coordenador sindical Célio Izidoro falou sobre a realização de arrastões na próxima segunda-feira, 24. Izidoro pede aos colegas que ainda não estão engajados no movimento a também participarem, a fim de ampliar o movimento. Pede, ainda, que não se deixem intimidar frente a ameaças de juízes e diretores.

O coordenador sindical Sandro Pacheco falou sobre a reunião que teve com vice-presidente da CTASP – Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público -, Áureo Ribeiro (SD/RJ), Comissão onde se encontra o novo projeto do STF. Ele informou que no encontro pediu ao deputado a possibilidade de ele mesmo ser o relato do Projeto, ou, caso contrário, que designasse algum colega do mesmo partido; “o que acabou acontecendo, pois o relator do projeto é Wladimir Costa”, informou o sindicalista.

Apelo às associações

Conforme já anunciado neste site (veja aqui), diante da informação de que a Administração do STF provavelmente procura obter apoio escrito de associações de servidores do Judiciário (uma vez que as entidades sindicais já rejeitaram o PL 2648/15) a fim de forjar adesão inexistente da categoria àquele PL, o SITRAEMG vem orientando os servidores que são associados a alguma daquelas entidades a publicarem na página do Facebook da referida instituição nota de repúdio rejeitando a proposta do STF. Nesse sentido, representando a Fenassojaf e Assojaf-MG, Hebe-Del kader (JF/BH) e Hélio Diogo (TRT/BH), respectivamente, após parabenizarem o movimento grevista, bem como o excelente trabalho de organização do SITRAEMG, informaram que as referidas entidades já declaram apoio à derrubada do Veto 26.

Alexandre Brandi, membro do Conselho Fiscal do SITRAEMG, fez um chamado a todos os sindicatos e associações a enviarem cartas ao STF mostrando que os servidores formam a maioria e que não querem o Projeto apresentado pelo Supremo. “Não o aceitaremos e não devemos abaixar nossas cabeças”, acentua Brandi.

Sugestões

A servidora da Justiça Federal Juliana Lincoln citou uma cartilha que vem sendo criada por alguns servidores, como sugestão a ser adotada pela categoria de agora pra frente, durante as atividades em Brasília. Nela são apontadas/sugeridas algumas ações necessárias para o desfecho do movimento, bem como algumas reavaliações na forma de tratamento/comportamento, utilização de e-mails, facebook , abordagens nos gabinetes, vuvuzelas etc.

Agenda Brasil

Assunto diretamente relacionado ao momento histórico da categoria, e de grande relevância para todo cidadão, o diretor de base Luis Fernando Gomes sugeriu, durante a Assembleia de hoje, a realização de uma palestra sobre a  “Agenda Brasil”. A agenda foi apresentada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, como uma forma de retomar o crescimento econômico e de realizar reformas necessárias para que o Brasil supere a crise. A data sugerida para a apresentação da palestra seria no próximo dia 26, na sede do Sindicato, para aqueles servidores que estariam em BH enquanto outros participariam das atividades em Brasília. Contudo, atendendo aos pedidos de vários servidores que estarão em Brasília e que também gostariam de participar da palestra, esta acontecerá em outra oportunidade. Aguarde!

A lista de medidas propostas pela agenda pode ser consultada no site do Senado.

IMG_3070 IMG_3071 IMG_3073 IMG_3080

IMG_3114 IMG_3086 IMG_3089

IMG_3121 IMG_3092 IMG_3093 IMG_3097 IMG_3100 IMG_3103

IMG_3084 IMG_3105 IMG_3107 IMG_3109 IMG_3111

 

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags