O Seminário Administração Pública do Século XXI foi marcado pela grande presença de público. O evento, promovido pelo Sindsempmg, com apoio do SITRAEMG e outras entidades de classe, contou com o comparecimento de vários representantes dos trabalhadores, mas também autoridades do Governo do Estado, como a Secretária de Estado Adjunta de Casa Civil e de Relações Institucionais, Mariah Brochado Ferreira, que representou o Governador Fernando Pimentel, e o 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, Lafayette de Andrada – representando a Casa Legislativa Estadual.
A primeira palestra foi proferida pelo Professor Doutor da Universidade de Coimbra, Joaquim Luiz Alcoforado, onde foi explanado o tema Capacitação e Qualificação Permanente do Servidor Público Como Fator Motivacional e Melhoria do Atendimento da Demanda da Sociedade. Manifestou sobre o tema e provocou o debate o Promotor de Justiça Gregório Assagra de Almeida que falou de sua experiência na área de formação do Ministério Público, enfatizando que a qualificação é direito fundamental da sociedade e obrigação do Estado.
Já no segundo dia, foram quatro palestras de temas ligados a Administração Pública e de interesse coletivo da sociedade. A primeira delas sobre “Terceirização no Serviço Público”, ministrada pelo Advogado Bruno Reis Figueiredo, presidente da Comissão de Assuntos Sindicais da OAB Nacional. Logo depois a palestra sobre A Negociação Coletiva no Serviço Público como forma de aprimoramento da Democracia Brasileira, proferida pelo palestrante João Domingos Gomes dos Santos,presidente da CSPB e presidida pelo coordenador geral do SITRAEMG Igor Yagelovic.
Devido a uma inversão de pauta, a palestra sobre PEC 110/2015, explanada pelo deputado Estadual Arnaldo Silva precedeu a palestra do advogado Rudi Cassel, especialista em Direito do Servidor Público e da assessoria jurídica do SITRAEMG que falou sobre Regime Próprio de Previdência Social – paralelos entre a carreira federal e a estadual.
Confira a integra de todas as palestras logo abaixo.